O Misterioso Carocha Amarelo 🚗
Há variadas formas de encontrar este tipo de locais e, em alguns casos, a procura é bastante trabalhosa.
Neste caso em específico, fui informado por uma pessoa amiga que, numa das suas aventuras fotográficas deu de caras com este curioso Volkswagen Carocha e me indicou a sua localização, uma vez que ela conhece este meu gosto peculiar.
Este mítico carro dispensa qualquer tipo de apresentações, foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela Volkswagen, chegando a ser o carro mais vendido em todo o mundo.
Estima-se que, ao longo de 65 anos de produção deste modelo, foram fabricadas 21 529 464 unidades do mesmo. Uma viatura que se destacava pela sua mecânica simplificada e pela longa durabilidade, isto para não falar também do seu design "sui generis".
Esta viatura é, sem dúvida, muito acarinhada por todos e acho que é praticamente impossível ficarmos indiferentes sempre que passamos por um Carocha, é um eterno ícone da marca e de várias gerações. Tem também a particularidade de ter nomes diferentes em cada país, em Portugal designamos por Carocha, já no Brasil é apelidado de Fusca ou Besouro. Nos EUA sempre foi apelidado de Beetle, já na Alemanha, o seu país de origem, é chamado de Käfer.
Traduzindo à letra o nome Beetle para português, de facto a tradução remete-nos para "Besouro", um dos apelidos que esta viatura tem no Brasil e faz algum sentido, uma vez que o design deste modelo automóvel faz-nos lembrar, de certa forma, uma certa semelhança com o insecto em questão.
Em relação à explicação deste curioso abandono, foi-me dito por uma senhora que habita em frente e, me viu a descer o muro do terreno onde o mesmo se encontra, que o dono do carro faleceu há muitos anos em França, era emigrante no país gaulês e sempre deixou ali a viatura estacionada naquele terreno baldio.
Não quero arriscar uma possível data para o abandono deste bonito Carocha Amarelo, mas de facto está ali parado há anos a fio. Impressiona e fascina, o facto de a viatura não ter qualquer sinal de vandalismo ou roubo e toda a degradação que tem é meramente temporal. O amarelo encardido e a vegetação vão-se apoderando aos poucos da viatura e, curioso o facto, de que já está a nascer erva junto ao pára-brisas.
Como é óbvio, já vi imensos Carochas mas, na verdade, é a primeira vez que reparo num que tem o símbolo da Volkswagen no capô, quase junto ao pára-brisas, um pormenor que me chamou toda a atenção.
Assim foi o término de um dia que tirei propositado à exploração de locais abandonados. Passei por este local ao final do dia, precisamente na hora em que o sol se estava a pôr. Uma viatura lindíssima e valeu bem a pena ter-me deslocado a um dos locais mais isolados que já estive em toda a minha vida, o típico Portugal mais profundo, onde só aí é que é possível apreciar tesourinhos como este.
Onde está o carocha.
ResponderEliminar