A Casa da Biblioteca š
Numa calorosa tarde de SĆ”bado, mesmo a finalizar um dia de expedição fotogrĆ”fica de abandonados, eis que chego ao Ćŗltimo "spot" do dia e, jamais esperaria eu encontrar o incrĆvel cenĆ”rio que encontrei no interior desta bela e muito antiga habitação.
As primeiras divisƵes desta grande casa estavam totalmente vazias e isso fez-me pensar de imediato que se tratava de um local sem grande interesse fotogrĆ”fico mas, assim que encontrei outras divisƵes, principalmente nos pisos cimeiros, reparei que esse meu repentino pensamento era totalmente enganador. O interior desta casa ainda tinha praticamente tudo parado no tempo, Ć© bem visĆvel a grandiosidade do "recheio" e a antiguidade do mesmo, deveras fascinante. Mas as surpresas nĆ£o ficaram por aĆ, o melhor mesmo estava reservado para o terceiro e penĆŗltimo piso desta casa, uma incrĆvel biblioteca recheada de livros por todos os lados e, logo ao lado, uma mini biblioteca tambĆ©m toda ela preenchida de livros, alguns deles bem antigos, e outras bugigangas que nos fazem viajar atrĆ”s no tempo.
Uma biblioteca muito peculiar esta, com imensos quadros em volta da divisão e com livros de praticamente todos os temas, alguns eram mesmo de primeiras edições, onde se destacavam os temas da Ciência e da evolução do Universo. Um cenÔrio que jamais pensaria encontrar em Portugal no que toca ao tema do "urbex", jÔ vi algumas bibliotecas fotografadas por exploradores mais ou menos deste género mas todas localizadas no estrangeiro. A quantidade de livros jÔ espalhados no chão denuncia algum vandalismo jÔ presente assim como a natural decadência do passar dos anos ao abandono, pois uma estante totalmente preenchida acabou por colapsar. A presença de livros no chão era tão abundante que para pousar o tripé com a mÔquina acabou por se tornar num desafio extra.
No que toca à história de quem aqui viveu descobri apenas que esta casa pertenceu a uma reconhecida professora universitÔria bastante interessada nos temas relacionados com as ciências e que, outrora fora reconhecida meritoriamente em trabalhos que a mesma desenvolveu relacionados com essas mesmas temÔticas.
Foi uma exploração que decorreu de forma tranquila e deu para fotografar vÔrias perspectivas desta interessante biblioteca, um dos cenÔrios mais incrivelmente belos que jÔ vi nesta minha jornada de 7 anos pelo mundo dos locais abandonados.
Impactante!!! Poderiam ter doado estes livros.Seriam usados com certeza.
ResponderEliminar