A Casa Decadente 🏚




  Chegou o momento de abrir o novo ano oficialmente aqui pelo blog e, uma vez mais, com mais um local que descobri meramente ao acaso aquando de uma viagem dedicada à descoberta do esquecido.
A meio da viagem para confirmar uns possíveis abandonados que tinha identificados no meu mapa vislumbrei uma casa aparentemente muito antiga e meio ruinosa e, como tinha tempo, parei o carro e aventurei-me a investigar o que seria esse local.
A porta estava no chão e a estrutura já imensamente fragilizada denunciava que um incêndio ali aconteceu e rapidamente apercebi-me que cada passo que eu dava naquele soalho tinha que ser com cuidado redobrado.
Apesar do facílimo acesso e, para alguma surpresa minha, a casa ainda tinha bastantes recordações no seu interior. A mobília apresentava um desgaste incrível que fora provocado pelos largos anos de abandono que esta habitação tem.
Destaco o cenário que faz "capa" desta publicação, uma salinha com uma mesa que está praticamente toda podre ali ao centro e rodeada de uma decadência incrivelmente avançada e que, sem dúvida, carateriza bem o estado atual desta propriedade que já não tem salvação possível.
  Não consegui desvendar nada sobre quem aqui viveu, até porque não haviam praticamente indícios no interior da casa que me ajudassem nessa descoberta mas deu para perceber que era casa de gente humilde, uma casa de campo e com dois quartos, sendo que um deles estava já totalmente destruído, uma salinha de jantar que dá para entender que era bastante simples e ao lado uma salinha de estar que tinha ligação aos dois quartos, também ela em total decadência e prestes a ruir por completo. A cozinha estava igualmente em estado de avançada decadência e com pormenores que nos fazem viajar muitos anos atrás no tempo, uma cozinha típica do nosso Portugal mais genuíno e ruralizado.
  De fato é sempre um misto de sentimentos encontrar este tipo de habitações em total abandono e cuja salvação é praticamente impossível quer pelo seu já avançado estado de degradação e quer pela sua remota localização que é sempre algo que afasta possíveis interessados na aquisição do imóvel. Mas mais do que isso, acaba por ser triste que uma casa como esta, que seguramente foi um berço de memórias muito íntimas, desapareça totalmente e leva-nos a uma certa incerteza sobre o paradeiro de quem aqui viveu ou se ainda sequer existe alguém que pertença às pessoas que viveram aqui.
Esse pensamento é inevitável e leva sempre à reflexão do quão efémera é a nossa passagem por cá, embora que no olho fotográfico da temática "urbex" esta casa é lindíssima precisamente pelo seu estado decadente.


Comentários

Mensagens populares