O Shopping dos Videojogos š¹
A construção de vĆ”rios espaƧos comerciais mais modernizados levou a que muitos mĆticos centros comerciais espalhados por esse paĆs fora comeƧassem a ter uma forte quebra no negócio, onde alguns acabaram mesmo por encerrar portas definitivamente e, no caso da cidade onde este local estĆ” inserido, os exemplos disso sĆ£o variados.
Oficialmente encerrado hĆ” mais de 20 anos, este antigo shopping estĆ” inserido num condomĆnio onde actualmente ainda funcionam 3 lojas que tĆŖm ligação própria para o exterior de forma a conseguirem receber os seus clientes, pois o restante espaƧo comercial interior estĆ” encerrado e com ele as restantes 155 lojas que o mesmo dispunha.
Quase todas as lojas estĆ£o vazias, pois os seus proprietĆ”rios tiveram o cuidado de retirar todo o "recheio" do interior aquando do aviso de encerramento de portas do centro, mas ainda se encontram algumas coisas por lĆ” praticamente perdidas no tempo e, confesso, que o que mais me chamou Ć atenção e me fez despertar o meu lado mais nostĆ”lgico foi mesmo a antiga loja de videojogos que este centro comercial tinha no segundo piso. As mĆ”quinas estĆ£o lĆ” ainda como podem ver pelas fotos, com muito pó e com uma probabilidade de arranjo praticamente impossĆvel, mas seguramente que trazem muitas memórias a quem usufruiu daquele salĆ£o de jogos e nĆ£o só, sĆ£o mĆ”quinas que marcam uma geração e que seguramente muitos leitores se irĆ£o identificar com esse sentimento nostĆ”lgico de diversĆ£o. Mas para alĆ©m do fantĆ”stico salĆ£o de jogos, ainda foi possĆvel encontrar um cafĆ© praticamente completo ainda, uma loja de lingerie ainda com algum do seu "recheio" ali espalhado e obviamente bastante remexido jĆ” pelas visitas alheias, e atĆ© uma curiosa sex shop que se encontrava bem fechada.
Nota-se claramente que este local jÔ recebeu vÔrias visitas após o encerramento, nomeadamente de pessoas com outras intenções, pois o local jÔ denuncia algum vandalismo e muita coisa espalhada pelos corredores do centro que foi obviamente remexida.
Este local foi jÔ noticiado num passado recente e até divulgado em blogs devido ao seu abandono e talvez essa não seja a melhor maneira de o salvaguardar do vandalismo e dos constantes saques mas infelizmente nem todos têm o mesmo interesse na protecção do património tornando assim inútil uma sensibilização para essa temÔtica.
Um dado curioso é que, os proprietÔrios das lojas do interior deste shopping estão impedidos de entrar nas suas instalações e mesmo assim se vêem obrigados a pagar IMI todos os anos das lojas que possuem. Ao que parece este local não tem licença de utilização e até fechou poucos anos depois de ter aberto portas pela primeira vez. Actualmente, estas instalações para poderem voltar a ganhar vida como centro comercial, teriam que sofrer obras profundas estruturalmente, algo que não iria compensar certamente, muito devido à forte concorrência que nos dias de hoje existe no que toca a centros comerciais.
Explorar este centro foi uma aventura pacĆfica e bastante rentĆ”vel a nivel fotogrĆ”fico. Embora as suas instalaƧƵes nĆ£o sejam tĆ£o grandes como as do Shopping Central, Ć© um espaƧo bastante bonito e repleto de vidros, o que deu umas perspectivas espelhadas bastante interessantes.
ADORO VER O MEU CENTRO COMERCIAL AQUI BELAS SAUDADES TENHO DO CINEMA DO MC O ELEVADOR TODO EM VIDRO NEM SABIA QUE TINHA UMA SEX SHOP DEVE TER ABERTO JA NO FINAL TANTAS HORAS NO JOGO BOLING TANTO DINHEIRO GASTO AI TANTAS HORAS POR AI SEMPRE QUE PRECISAVA DE FOTOS TIPO PASSE ERA AI QUE TIRAVA SAUDADES AO VER ESTAS FOTOS BELOS TEMPOS NAO VOLTAM APENAS FICAM AS MEMORIAS
ResponderEliminar