O Hotel Brasil 🏨







  Nada melhor do que iniciar o mês de Agosto aqui no blog com um dos mais icónicos edifícios da região onde o mesmo se encontra, o fabuloso Hotel Brasil.
  Visitei este lugar por duas ocasiões, uma delas foi bastante à pressa e já bem perto do cair da noite, onde só me deu tempo de fotografar as duas divisões mais características deste antigo hotel, ficando assim a promessa de um regresso a este local, de forma a completar esta "reportagem fotográfica" e assim foi à relativamente pouco tempo. Voltei sozinho a este lugar e onde as diferenças já eram bem visiveis no seu interior, pois cada divisão já se encontrava bastante mais vandalizada.
  Construído em 1910 a mando de António Rosa, um emigrante de sucesso no Brasil, surgiu inicialmente como moradia de luxo construída com dinheiro feito por terras brasileiras, onde o seu design apresenta claramente influências que pretendiam transmitir grandiosidade e exaltar o sucesso alcançado além fronteiras pelo seu proprietário, aliás foi toda uma influência arquitectónica que marcou o país um pouco por todo o lado e que estaria nesses anos a viver o fim desse movimento "brasileiro".
  António Rosa, poucos anos depois e devido ao facto de passar mais tempo no Brasil do que em Portugal, acabou por transformar a sua moradia de luxo numa pensão, onde o arquitecto original do projecto foi José Venceslau de Oliveira. O edifício apresenta uma mistura dos géneros mais reconhecidos naquela época, tais como a Arte Nova e a Arte Decô.
  Uma grande vantagem que este hotel tinha para com os seus concorrentes era o regime de pensão completa que era sempre objecto de uma procura bastante acima da média. Foi sempre um negócio de altos e baixos onde a época de maior afluência era sem dúvida no verão, ainda para mais estando localizada numa pequena vila que é vista como destino de praia.
  No ano de 1956 a administração deste hotel decidiu fechar portas em definitivo, ao contrário do que os habitantes da vila pensavam, pois sempre acreditavam que esta decisão seria temporária, tamanha era a importância desta unidade hoteleira na região. Mas de facto, e após várias tentativas de renovação, o que é certo é que este hotel encontra-se assim em estado total de abandono desde os anos 80, mas nem por isso deixa de ser um dos edificios mais bonitos e icónicos da região. Embora pouco ou nada tenha sido feito pela sua proteção, a verdade é que esta propriedade está classificada pela IGESPAR como património municipal, rejeitando o pedido que ambicionava a classificação do edificio como património de interesse nacional.
  Quanto ao verdadeiro motivo do seu abandono, a verdade é que este hotel nunca foi à falência, apenas houve um desinteresse do seu último proprietário em manter a unidade hoteleira aberta e assim acabou por fechar portas e estar entregue à sua própria degradação.
Actualmente a propriedade pertence a um construtor civil que já mostrou vontade em reabilitar o local mas de facto ainda nada foi proposto ao município. Devido à forma como este edificío está construído, não é de facto fácil reabilitá-lo devido aos seus quartos bastante grandes e consequentemente muito caros. Obviamente que demolir está fora de questão, uma vez que é património protegido e classificado, e sinceramente, ainda bem que assim é, um dos edificios mais bonitos exteriormente que já tive oportunidade de fotografar e visitar, bastante fora do comum.
  A minha visita decorreu sem qualquer imprevisto, apesar das notórias diferenças é sempre um local bastante giro e que me agradou imenso regressar. Por momentos achei que não estaria sozinho no seu interior, pois escutei alguns ruídos de forma repetitiva, mas na verdade era apenas uma carinhosa familia de gatos que aproveita estas grandes quatro paredes do Hotel Brasil para fazer o seu lar.
  Resta esperar para quando o avanço do projecto de reabilitação deste lindo edificio, de facto é um lugar que merece um futuro bem mais risonho do que este incapaz presente que lhe afecta.






Comentários

  1. Edifício lindo é uma pena estar a degradar com o tempo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, dos edificios mais bonitos que já tive oportunidade de explorar!

      Abraço :)

      Eliminar
  2. O edificio é giro, é pena estar assim

    Beijinhos :*

    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastante giro mesmo e diferente do comum!

      Obrigado Pequenina, beijinhos :)

      Eliminar
    2. Esse edifício é em S.Martinho do Porto, é realmente uma pena !

      Eliminar
  3. Realmente lindo.Vale a pena ser restaurado. Aquele animal morto é verdadriro?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares