O Chalet do Conde




  Fim-de-semana prolongado livre e de condições climatéricas agradáveis com tempo quente e seco, condições reunidas para eu voltar à minha "praia", quem me conhece já sabe que me refiro obviamente à fotografia de abandonados e desta vez lá me aventurei a solo pela zona centro do país, onde tinha aqui no meu mapa alguns locais assinalados para explorar.
Um desses locais e provavelmente o que mais ansiava fotografar pela sua incrível estrutura exterior era este lindo palacete azul, um edifício bastante fora do vulgar que chama à atenção de qualquer pessoa que por ali passa.
   A meio de uma calorosa tarde de sexta-feira, com uma directa em cima e após uma caminhada pela serra que se localiza bem perto deste "spot" lá me desloquei até ao interior deste mesmo palacete que é de bastante fácil acesso. O edifício está bastante degradado e tudo que era de valor já foi obviamente saqueado, mas de destacar as pinturas naturais ainda presentes em duas salas, uma no primeiro e outra no segundo piso, já no terceiro e último piso um lindo tecto bastante trabalhado que complementa uma sala de estar com uma vista bastante privilegiada para a serra.
   Após alguma pesquisa descobri que este local era propriedade de um importante político natural da zona centro de Portugal, o senhor João Maria Correia Aires de Campos, 1º Conde do Ameal. Nascido a 05 de Fevereiro do ano de 1847 foi chefe do Partido Regenerador em Coimbra e mais tarde foi mesmo presidente dessa mesma Câmara Municipal ainda sob o regime monárquico. Bastante conhecido por ser um coleccionador bastante criterioso, reuniu no seu palácio oficial um museu com peças de valor incalculável e formou uma das melhores bibliotecas da época, ao nível do que já existia em Lisboa e Porto.
   A verdade é que este local já foi bastante saqueado, não tem praticamente "recheio" algum no seu interior, exceptuando dois ou três sofás e camas, e apesar da sua avançada degradação, este chalet encontra-se de momento para venda.
   Gostei bastante da minha visita a este local, ocorreu felizmente sem qualquer sobressalto e consegui as fotografias que tanto ansiava, um chalet que apesar da sua degradação é lindíssimo e com uma vista bastante privilegiada. Não recomendo o acesso a este local, pois a estrutura deste edifício está em processo de degradação bastante avançada e pelo que sei, após as intempéries que se abateram nestas últimas semanas, este lindo edifício ficou gravemente prejudicado. 





Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares