A Casa do Comandante 🏚



  Seguramente este será um dos locais mais impressionantes aos olhos dos leitores, devido ao estado quase imaculado desta casa, fruto da sua remota localização.
  Visitei esta antiga quinta senhorial há cerca de 3 anos atrás, uma visita marcada por um dia de momentos memoráveis de destreza, aventura e de convívio com pessoal que rema na mesma direção que eu no que toca à preservação e valorização deste tipo de lugares históricos e devolutos.
  De facto, este local é mais um daqueles spots incríveis onde se sente uma verdadeira atmosfera de viagem atrás no tempo, onde até se sente o típico "cheiro ao antigo" em todas as divisões da casa que, felizmente, ainda mantinha todas as memórias dos antepassados que por aqui passaram a sua história de vida.
Foi todo um serão fotográfico bastante proveitoso no interior desta grande casa que está inserida numa propriedade vinícola, actualmente em funcionamento, que era de grande estima pelo senhor Comandante que a mandou construir, pois aqui tinha uma produção de vinho de alta qualidade sempre garantida, facto esse que era determinante para que esta propriedade fosse uma das suas predilectas, no meio de um vasto património que detinha na altura.
  Como referi acima, esta propriedade pertenceu primariamente a um reconhecido Comandante. Foi oficial da Marinha, exerceu funções de vice governador do Banco Nacional Ultramarino e, foi ainda, governador civil de Lisboa durante 1 ano.
Foi várias vezes alvo de detenção por ser um oposicionista ao regime salazarista, sendo essa sempre a sua principal luta e pela qual ficou tão reconhecido. Deputado republico-democrático em três legislaturas, ingressou também na maçonaria com o nome simbólico de Robespierre.
  Pouco mais consegui desvendar acerca da história desta casa. Apenas que, nos últimos anos em que era habitada, aqui viveu sozinha uma senhora idosa, descendente da família com ligações familiares ao Comandante.
  Foi um serão fantástico de descoberta deste lugar incrível e, ainda mais satisfatório, é saber que actualmente esta casa já não é mais um local devoluto e a sua produção vinícola voltou ao activo.


Comentários

  1. Imagino as vivências nesta magnifica casa e fico feliz por estar no ativo novamente....que bom!!! Os maus parabéns Ricardo Silva pelo seu magnifico trabalho, fotográfico e de texto, bem haja !!!

    ResponderEliminar
  2. Estas paredes teriam muito para contar. Excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Admirável, todos nós temos isto como certo.... Partimos e tudo fica....

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo.Amo essas fotos👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  5. Que viagem!!! Todos partiram e os bens valiosos ficaram.Por isso estou aprendendo a desapegar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares