A Casa do Médico





   Mesmo junto a uma das estradas mais movimentadas do país diariamente, avista-se esta grande mansão que mesmo em zona muito vistosa acabou por cair no esquecimento. Esquecimento, desleixo, brigas entre herdeiros.. bem, podíamos estar aqui um dia inteiro a discutir possibilidades para tentar explicar um abandono, este como tantos outros.
   Apelidei esta casa de "A Casa do Médico", e sim como o próprio nome indica, um conceituado médico e a sua família habitaram aqui. Trata-se do senhor Fausto Lopo de Carvalho, um senhor que foi nada mais e nada menos do que presidente da Comissão Executiva da Assistência Nacional aos Tuberculosos, de 1931 a 1938. Foi eleito no ano de 1956, como sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, ocupando a vaga deixada por outro senhor muito conceituado e talvez mais conhecido por todos nós, o senhor Egas Moniz. Em 1937 dirigiu a organização do X Congresso da União Internacional contra a Tuberculose, tendo-se tornado o presidente dessa mesma União até meados de 1950.
   Um senhor que pelo que parece era muito dedicado no desenvolvimento da luta contra a tuberculose, uma doença que nessa época era realmente de combate muito árduo.
   A minha visita a esta casa ocorreu sem qualquer problema, casa esta que deixou a certeza de que estávamos perante um lar que pertencia a uma família bastante numerosa, de classe alta e numa zona muito privilegiada. Apesar de esta casa estar localizada num sitio com grande movimento, apesar de alguma destruição que já tenha sofrido, é uma casa que tem um encanto muito próprio e com algumas surpresas.





Comentários

  1. Fotos com as meninas.Observei o quarto rosa,desenhos de criança e os papeis com desenhos infantis delicados.Observei o vaso com planta seca.Tudo nessa vida passa e rápido.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares