O Solar do Conselheiro




  Hoje trago aqui para o blog um local fora de série e que deixa qualquer um boquiaberto. Trata-se de uma pousada de 5 estrelas que fechou portas em 2012, curiosamente poucos meses após ter deixado de pertencer a um determinado grupo hoteleiro. Este Solar ainda hoje é, embora fechado ao público, um dos ex-líbris da pequena vila onde se localiza, bem como de toda uma incrível região.
  A origem deste Solar remonta a meados do século XV, quando o príncipe D. Afonso, filho de D. João II, o renovou no ano de 1484 a Lopo Queirós, ascendente a Gonçalo Queirós, que foi o primeiro senhor deste Solar. Arquitectura civil residencial de estilo barroco e onde ainda estão bem presentes os painéis de azulejos pombalinos.
  Andava bastante ansioso para fotografar esta espantosa casa brasonada, consegui encontrar-me com o caseiro responsável pela manutenção do terreno desta propriedade que me deu permissão para entrar no Solar e fotografar cada canto do mesmo, destaco desde já a amabilidade do senhor que me recebeu de forma muito simpática e me contou bastantes episódios sobre este local durante a minha visita. De facto, assim que entrei nem podia acreditar, talvez por falta de hábito de frequentar lugares tão luxuosos? Provavelmente que sim, mas acredito que este Solar impressiona mesmo até quem já é cliente habitual de pousadas deste género. Todo um "recheio" e mobílias incrivelmente trabalhadas e luxuosas, e obviamente tudo a condizer com a fantástica região onde a propriedade está inserida, onde nos proporciona uma vista privilegiada e de cortar a respiração.
Estamos a falar de 21 quartos e mais 8 suites no seu total, constituídos por 10 quartos duplos e 2 quartos de alto luxo no edifício principal, 9 quartos duplos e 8 suites em pequenas casas ao redor deste fantástico Solar. Para além dessas pequenas casas anexas à propriedade, o terreno total do Solar corresponde a 40 hectares, de facto impressionante. Todos os quartos restaurados respeitavam obviamente a arquitectura original deste histórico Solar, todos eles equipados com acesso à internet e jacuzzi.
  Confesso que a divisão que mais me impressionou nesta propriedade foi o salão nobre onde tive o prazer de me poder sentar um pouco num daqueles extravagantes e super confortáveis sofás, em amena cavaqueira com o caseiro e o meu pai que estava igualmente maravilhado com o local. Um salão espectacular onde não podia faltar o tradicional piano e contemplada pelos tais painéis de azulejos pombalinos, ainda muito bem conservados.
Aproveitei muito bem a visita a nível fotográfico, não parava de "clickar" cada canto desta propriedade. Todas as divisões deste local são impressionantes mas confesso que a zona da capela também me deu um gostinho especial apreciar e fotografar, sem palavras.
  Este Solar felizmente hoje em dia está bem vigiado com sistema de alarme e reforço de vigilância humana, apesar de já ter sido vítima de alguns pequenos assaltos no passado, este local ainda se encontra muito bem conservado, o que impressiona ainda mais.
  Toda esta propriedade está entregue à Caixa Geral de Depósitos desde o seu triste fechar de portas, mas segundo me disse o caseiro, já foi encontrado um investidor interessado em adquirir este local, faltando apenas algumas burocracias para completar o processo. Realmente espero que este local volte a ter o sucesso de outros tempos porque realmente merece, foram muitos os programas aqui passados em jeito de mostrar o que de melhor esta fantástica região reserva aos clientes que por aqui passaram, muita gente de nome por aqui passou.
  Em suma foi uma visita fantástica, melhor era impossível e tive sorte em ter aparecido a tempo para visitar o Solar de forma a conseguir fazer a minha "reportagem".



Comentários

  1. Fico descansada em saber que esse belo património está protegido. Parabéns pela reportagem e obrigada pela sua generosidade em partilhar connosco tal maravilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares