1º Aniversário de Blog 🏚






  Já sou um velho usuário da plataforma Blogger. Já tive alguns blogs no passado onde escrevia largos textos de intuito mais pessoal e retrospectiva sentimental, mas sem dúvida que este que comecei a desenvolver precisamente à 1 ano atrás me está a dar um gosto especial, pois é um tema e um passatempo que me dá bastante prazer, onde a adrenalina e o gosto pela fotografia andam de mão dada.
  Decidi criar o "Explorando o Esquecido" com o intuito de apresentar estes incríveis lugares conjugando a história baseada em factos reais que consigo desvendar dos mesmos com a minha própria percepção pessoal e dar um toque mais íntimo a estas aventuras que, sem dúvida alguma marcam a minha vida. De design pouco arrojado mas com bastante conteúdo, sinceramente espero que esteja a passar bem essa mensagem à qual me propus de inicio e que, obviamente, seja um "trabalho" do vosso agrado. 
   Já ando nisto do urbex à mais ou menos 5 anos, tenho um espírito aventureiro acima da média, quer seja incentivado pelo gosto pessoal ou até mesmo por ocasiões da vida que assim levaram a dilatar esse espírito em mim. Sempre tive um natural e ingénuo gosto desde criança em explorar casas abandonadas, mas confesso que em 2014 deu-me o "click", aquando da reportagem fotográfica de um conceituado fotógrafo no jornal Público, reportagem essa sobre o então abandonado e imponente Restaurante Panorâmico de Monsanto. Lembro-me que dois dias depois, e na companhia de uma amiga fomos até lá e fiquei fascinado, toda aquela arquitectura em decadência a contrastar com uma vista única sobre a cidade de Lisboa, passei mesmo a adoptar esse local como spot "habituê" para fotografar ou então somente para espairecer um pouco da atarefada rotina. Visitei o local vezes sem conta e levei-o a conhecer a imensa gente, foram tempos bastante divertidos onde ainda nem tinha máquina fotográfica, lembro-me que comecei a fotografar locais abandonados com um modesto Iphone 4s e com uma câmera digital Samsung do mais simples que havia. E assim foi, após ter despertado essa visão de beleza em lugares ao abandono, confesso que nunca mais parei, todos aqueles lugares esquecidos e que passamos por eles diariamente sem darmos conta, parecia que se destacavam na paisagem sob o meu atento olhar, fui ganhando cada vez mais coragem de visitar os locais sozinho, pois não é toda a gente que entende e sente este mesmo gosto que eu.
Entretanto comprei por fim uma máquina fotográfica DSLR, aí sim é que este vicio dos abandonados alastrou a sua chama imensa. Através das minhas pesquisas consegui descobrir alguns grupos no Facebook de pessoas que tinham exactamente este mesmo gosto peculiar que eu sentia, fiquei surpreendido pela grande comunidade de urbexers que existe. Fui começando com as minhas primeiras partilhas de imagens nos grupos e daí surgiram as primeiras interações com outras pessoas deste mundo urbex e, tal e qual como em outras relações interpessoais, foram ficando os melhores e que hoje ainda estão do meu lado. Agradeço de forma incansável a todos aqueles que me ajudam e acompanham nestas aventuras, apesar de ter um gostinho especial em explorar estes locais sozinho, muito devido à adrenalina que isso me proporciona, confesso que todos colaboraram com a sua quota parte para o meu crescimento e para que eu conhecesse locais incríveis, bem como as aventuras inesquecíveis daí proporcionadas.
  Acompanho de forma assídua o trabalho de outros blogers que exploram este mesmo assunto que eu e sou um confesso adepto do trabalho fantástico que eles também proporcionam, fico contente por ver uma comunidade esforçada que realmente valorize e preserve este tipo de património que outrora contribuiu para a história do nosso país.
  Em jeito comemorativo deste 1º aniversário do "Explorando o Esquecido", deixo aqui no post algumas das minhas imagens preferidas captadas por mim próprio pelos variados locais onde já passei, alguns deles já os visitei à bastante tempo atrás de ter criado este blog.
  Casas, hospitais, centros comerciais, fábricas, instalações militares, etc. Já vi um pouco de tudo ao abandono e ainda tenho mais locais em lista para visitar, aliás muitos mais mesmo e alguns bem diferentes do habitual, quer seja em Portugal tanto como no estrangeiro, mas obviamente no caso dos locais fora do país é algo que irá demorar mais tempo a serem explorados devido obviamente à natural falta de tempo que a tal rotina atarefada me trás, bem como as naturais posses financeiras, ou neste caso a falta delas. (ahah!)
  Mais uma vez, reforço o agradecimento para todos os que me apoiam e acompanham nestas aventuras, bem como ao feedback muito positivo que tenho tido ultimamente das pessoas que, carinhosamente, me incentivaram a criar este Blog, assim como a várias pessoas que têm descoberto as minhas publicações ao longo do tempo, e que de forma muito amável me têm abordado.







Comentários

  1. Parabens pelo primeiro aniversário do blog e pelo excelente trabalho que tens feito. Gostamos de acompanhar o teu cantinho. Boa continuação! Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares