O Shopping Central 🏚







  Explorar este local sozinho foi uma autêntica aventura, e aqui venho apresentar desta vez um tipo de edificação devoluta que jamais imaginaria encontrar pelo nosso país em tal estado, estou a falar nada mais e nada menos do que um shopping, um centro comercial totalmente votado ao abandono e com algumas lojas ainda praticamente completas, embora já bastante remexidas devido aos constantes saques que são sujeitas.
  De facto, foi umas das construções comerciais de maior impacto na altura. Inaugurado a 19 de Novembro de 1994, este centro comercial dispunha de uma sala de cinema IMAX única no país, composta por 300 lugares dispostos em anfiteatro e 17 metros de ecrã, com o intuito de proporcionar ao espectador uma experiência memorável e bastante diferente do que era habitual até então. Convém referir que, na época este era o terceiro maior centro comercial em Portugal, projectado pelo arquitecto Arsénio Espinosa, contava com cerca de 4 pisos, 180 lojas, 3 salas de cinema e 2 parques de estacionamento que complementavam a sua anatomia e o tornavam um pólo de grande atracção para a região onde se insere.
  A verdade é que os anos foram passando e este shopping foi ficando com cada vez menos lojas abertas, provavelmente devido à proximidade de zonas com centros comerciais mais modernos e com maior variedade de oferta de serviços. Mesmo que as pessoas não fossem para essas instalações mais modernas propositadamente, acredito que muitas delas até sejam influenciadas pela habitual tendência rotineira do êxodo urbano que todos os dias são sujeitas, seguramente uma maioria da população da cidade onde este Shopping Central está inserido.
  Segundo consegui descobrir, foi no dia 31 de Outubro de 2013 que estas instalações fecharam portas em definitivo, nessa altura antes de fechar, contava apenas com apenas cerca de 25 lojas abertas e onde os restantes 155 lugares para negócio estavam livres. Já na altura os proprietários das lojas se queixavam dos altos valores de renda mensal dos espaços, tal factor que obviamente levou a que muitos deles tivessem que desistir do seu negócio nestas instalações.
  O centro fechou e algumas lojas ainda permaneceram com o seu "recheio" no interior, pois alguns lojistas não tinham onde guardar os seus pertences e também mantinham viva a chama da esperança no que toca à reabertura do espaço comercial, enquanto isso pelo menos achavam que as suas coisas estariam ali em segurança. Com o passar dos anos, e infelizmente, essa segurança não passou apenas de um sentimento dos próprios proprietários, pois o shopping foi assaltado algumas vezes, tendo já sido esse acontecimento noticiado no passado, e a verdade é que cada dia que passa o vandalismo nas instalações é cada vez mais frequente, facto esse que consegui confirmar presencialmente no local, tudo isso devido ao facto de ser bastante noticiado o abandono deste lugar.
  Como referi acima, esta foi mais uma aventura a solo da minha autoria, senti-me praticamente como uma personagem do jogo Resident Evil ao ter explorado este local bastante sombrio e amplo. Assim que entrei no interior das instalações, dei uma ronda por todos os cantos do edificio para me certificar que não estaria mais ninguém para além de mim no seu interior, após essa certeza tirei a máquina fotográfica da mochila e comecei os meus habituais "clicks", começando no topo do shopping, mais especificamente na sala de refeições do incrível restaurante panorâmico chinês que ali proporcionou momentos de grande convívio na época. Dali ainda é possivel deslumbrar uma vista bastante privilegiada para uma zona que é o autêntico ex-líbris daquela cidade, de facto uma preciosidade que hoje não passa de uma habitação para pombos que ali sobrevoam de forma bastante assustada assim que alguém se aproxima, e sempre em grupos bem numerosos.
  Muitas zonas deste centro comercial não foram nada fáceis de fotografar, devido à falta da presença de luz natural nos espaços, tive que recorrer bastante à minha simples lanterna e até mesmo usar o "flash" que é algo que não gosto muito de utilizar mas aqui neste sítio não tive outra hipótese e assim aproveito para pedir desculpa pela fraca qualidade de algumas imagens.

  Consegui contabilizar uns 3 ou 4 cabeleireiros, onde 2 deles ainda têm bastante "recheio" e já se nota que receberam várias visitas de intenções menos boas, encontrei também um solário e algumas máquinas de ginásio que ainda ali se mantêm porque o seu transporte obviamente é demasiado dificil para os ladrões. Achei também algumas lojas de roupa com bastantes coisas ali praticamente todas "entulhadas" e por incrível que pareça, um estabelecimento de oftalmologia com todos os aparelhos de exame oftalmológico ali ainda presentes. Mas confesso que fiquei mais surpreendido pelos largos corredores e escadarias ali vazios e apenas com o natural ruído dos pombos como fundo, é esta a nova realidade deste centro comercial, uma realidade que apenas tem tendência a piorar pois duvido que algum dia se irão dedicar a reabilitar estas instalações.
  Gostei bastante de explorar este local apesar de ser bastante complicado fotografá-lo, mas é deveras impressionante como uma construção comercial deste género pode sofrer tal fim. Por acaso tenho uma pessoa amiga que, assim que viu as fotos que fui publicando nas minhas redes sociais relativamente a este local, prontamente me abordou, relatando a forte nostalgia que as mesmas lhe provocaram. Ela também me contou de vários episódios felizes que ali passara e as longas tardes de fim de semana que ali viveu no bowling. Sim este centro comercial também dispunha de uma área dedicada ao bowling, talvez a par do cinema, a zona mais frequentada pela juventude.
  A verdade é que, ainda me custa a crer como é que um edificio desta envergadura possa ter caído nesta teia do abandono e do desleixo, uma vez que os ditos centros comerciais mais modernos, ainda se encontram a uma distância bastante considerável desta cidade, enquanto este autêntico mono reside ali parado no tempo em pleno centro do município.







Comentários

  1. Que post super interessante :D Adorei :D

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Wow adoraria visitar este local. Lembro me quando era criança ia com os meu amiguitos a casas abandonadas e era quase que como uma caça ao tesouro mas este edifício, deve ser tipo filme de terror andar pelos corredores vazios e as lojas que pararam no tempo. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um local incrível pela sua grandiosidade e todo o seu cenário sombrio bem típico de um filme de terror mesmo, adorei visitá-lo!
      Também tenho o "bichinho" destas aventuras desde miúdo ahah!
      Muito obrigado mesmo :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares