A Casa de Cristo ✝



  Após uma longa ausência das publicações "blogueiras", aqui estou eu de volta com a apresentação por inteiro de mais um local onde praticamente tudo ficou para trás. Infelizmente não posso desvendar a história em concreto desta casa para não expôr a sua localização mas os registos fotográficos captados ao longo da minha visita quase intuitivamente nos levam à certeza do quão abastada era a família que aqui habitou.
  Estamos perante mais uma família que se subsistia, em grande parte, da sua própria produção vinícola e da agricultura. Grande parte das suas produções eram vendidas numa loja que a família tinha na mesma rua onde a casa se localiza, uma loja que na altura era muito requisitada por quem vivia ali nas redondezas.
  Após o falecimento dos donos, a loja fechou e consequentemente a casa ficou em abandono pois os herdeiros nunca se fixaram na localidade que os viu nascer.
Pelas minhas estimativas, diria que esta casa esteve em abandono total há cerca de 25 anos, completamente entregue à decadência inevitável que a passagem dos anos provoca.
  Quando entrei neste local sinceramente não esperava encontrar tanta coisa, ficou praticamente tudo esquecido para trás. Encontrei nesta casa um cenário delirante aos meus olhos e à lente da minha máquina fotográfica, onde a decadência da estrutura complementava-se com todo o "recheio" da casa, com mobiliário requintado da época e também com a curiosa presença de uma figura de Nosso Senhor dos Passos, que nada mais é que uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção na Igreja Católica a ele dirigida que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte até ao seu sepultamento. Confesso que desconhecia tal invocação e não esperava nada encontrar algo do género numa casa particular mas a verdade é que alusões à Igreja Católica não faltavam um pouco por toda a casa, concerteza uma habitação à boa maneira antiga portuguesa.
Outra curiosidade incapaz de me escapar aos olhos foi ter reparado que num dos quartos, mesmo por cima da cama, encontrava-se um chuveiro, o que nos leva já a concluir, muito provavelmente, que o último "hóspede" daquele quarto era uma pessoa idosa e que necessitava de ter tratamento prolongado nessa divisão, seguramente alguém já muito fragilizado e doente.
  A minha visita neste local foi bastante tranquila. Consegui fazer os registos que tanto queria, tanto em vídeo como em fotografia. A casa tinha cenários espetaculares como vocês vão poder contemplar nas restantes fotos que irei colocar abaixo.
Sei que atualmente os herdeiros esvaziaram a casa e que a mesma já foi comprada, ficando ainda a aguardar obras de remodelação.


Comentários

Mensagens populares