A Mansão Verde 🏚

 


  Após uma longa ausência das publicações 'blogueiras' devido à falta de tempo livre para estas andanças, aqui estou de volta com mais um surpreendente local que descobri num dia totalmente dedicado à prática fotográfica.
  Desta vez, apresento uma curiosa mansão verde, não das mais antigas, mas que já leva perto de 30 anos de total abandono, segundo informações de uma senhora que vive na mesma rua desta casa.
A mesma contou-me que os dois herdeiros existentes deste local vivem no Luxemburgo e nunca mais regressaram a Portugal, tendo ficado esta propriedade totalmente ao abandono e à mercê de sucessivas tentativas de assalto e vandalismo, como pude reparar em algumas divisões da casa.
A senhora também confirmou, através do que ouviu de outros vizinhos da zona, que o legal proprietário desta mansão era oficial de justiça e que também tinha uma pequena produção vinícola que era gerida por um outro familiar que também habitava na mesma casa.
De facto, foram informações preciosas porque no interior da habitação não consegui encontrar nada que me levasse a desvendar um pouco da história deste local interessante e tão reconhecido na zona em questão.
  O interior desta mansão conseguiu surpreender-me, é certo que exterior é particularmente chamativo, mas é sempre de ficar surpreso quando nos cruzamos com um local com praticamente tudo no seu interior e, com um tipo de mobiliário muito antigo e ainda resistente às tentativas de vandalismo que este local sofreu. Deu para perceber que este sítio teve várias visitas de toxicodependentes mas felizmente no decorrer da minha visita tudo correu de forma muito tranquila e sem surpresas inesperadas. Consegui fotografar este local na maior das tranquilidades e chamou-me à atenção a quantidade de quartos existentes, seguramente viveu aqui uma família numerosa.
  Claramente não posso deixar de realçar a beleza da divisão que compõe a "foto cartaz" desta publicação, um magnífico salão verde que era usado para as refeições e, das cortinas para cá (segundo a perspetiva da foto supra) um bonito piano acompanhado por uns sofás aparentemente muito confortáveis, um espaço de requinte e que seguramente serviu de palco a longos e vários momentos de lazer e convivência.
  Foi um início de dia de explorações surpreendente com esta bonita e singular mansão e só tenho a agradecer à simpática vizinha pelos esclarecimentos que me forneceu. 
Um dia que começou bem cedo, onde acabou por revelar-se igualmente surpreendente nas horas seguintes e onde fiz-me acompanhar pela melhor companhia que posso ter nestas expedições fotográficas.



Comentários

Mensagens populares