A Casa do Baú 🏚








  Hora de abrir o novo ano civil no blog com a minha última exploração de 2019, mais um local fruto de um longo dia de explorações numa determinada zona do país.
  Trata-se de uma casa bastante espaçosa e que, outrora, testemunhava um estilo de vida bastante acima da média, pois os detalhes arquitectónicos da habitação denunciam isso mesmo, bem como a família que por aqui habitou.
Apesar de não ter descoberto praticamente nada sobre a história deste local, muito devido à ausência de registos e à localização demasiado isolada da casa, consegui descobrir que por aqui viveu a família Gama, cujas gerações ficaram intimamente ligadas ao sector vinícolaFrancisco Gama era o legal proprietário desta grande casa, exerceu funções de secretariado numa instituição de produção de vinhos que, anos mais tarde, viria a abrir falência.
  É notório, felizmente, que os herdeiros trataram da remoção do antigo "recheio" existente neste local, ficando assim muito pouca coisa para trás. Esta casa é de facto enorme, pois possui 3 pisos com divisões bastante espaçosas e, algumas delas com papéis de parede fora do comum que realçavam uma particular beleza ao local. No interior é possível encontrar também um antigo salão nobre com o tecto rigidamente trabalhado para realçar uma elegância acima da média à divisão. Na parte subterrânea da casa é possível encontrar toda uma vasta área dedicada à produção vinícola, onde estão alocadas pelo menos duas grandes pipas e um grande lagar praticamente tomado pelas enormes teias de aranha.
  Gostei bastante deste local, pois apesar da falta de registos, é uma casa que tem uma beleza muito característica e os papéis de parede deram resultados interessantes a nível fotográfico, pelo menos a meu ver.
De realçar também uma situação bastante caricata que me aconteceu ao sair deste local e a sorte que tive em não me ter aventurado a explorar sozinho o interior da casa, pois o meu pai saiu primeiro, ficando eu a terminar de fotografar a zona do lagar que era a única divisão do local que ainda me faltava. Poucos minutos depois dirigi-me à porta principal, que também é a única saída possível do local, e não é que a mesma tinha trancado? Era totalmente impossível abrir a porta por dentro, pois a fechadura ficou praticamente travada e a porta não se movia sequer. Acabei por ligar ao meu pai, que já esperava por mim no carro, para tentar abrir a porta pelo exterior e facilmente conseguiu! Acabei por ter muita sorte, pois se fosse sozinho, como habitualmente costumo explorar, não tinha maneira de sair do interior da casa, uma vez que pelas traseiras também é igualmente impossível devido ao facto de as janelas estarem todas tapadas com tijolo e cimento.






Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares