A Casa Arruinada š
JÔ entrei em vÔrios locais de perigo iminente, onde o chão parecia estar prestes a ceder, mas esta casa vai definitivamente para o topo da lista dos locais mais perigosos que jÔ visitei.
TĆ£o surpreendente quanto Ć presenƧa ainda de "recheio" no interior, Ć© a incrĆvel instabilidade que a estrutura desta casa tem, praticamente em fim de vida e prestes a ceder na sua totalidade. Para terem alguma noção disso, a fita que atravessa a sala de estar desta casa, estĆ” amarrada a uns paus de madeira bem compridos que praticamente evitam que as janelas e parte da estrutura exterior deste sĆtio cedam, curiosamente numa zona muito movimentada.
Encontrei este sĆtio por acaso, o seu aspecto exterior ruinoso chamou-me obviamente Ć atenção e, felizmente, estava munido com o meu humilde material fotogrĆ”fico. A entrada foi fĆ”cil, com a porta praticamente "escancarada" só ali nĆ£o entra quem nĆ£o quiser e, apesar do corredor estar com o chĆ£o razoavelmente estĆ”vel, depressa me apercebi que iria ser um desafio fotografar as restantes divisƵes desta antiga simpĆ”tica habitação, uma vez que o soalho parecia ceder a qualquer momento e as paredes estremeciam um pouco a cada passo menos cuidadoso da minha parte.
A tal fita de segurança colocada no meio da sala de estar deixou-me intrigado porque retira beleza à fotografia desta mesma divisão que, apesar da decadência no seu estado mais avançado, tem uma singular beleza ainda com boa parte das suas memórias ali presentes, algo que me surpreendeu imenso.
De facto, o perigo ali dentro estava iminente e acabei por apanhar um pequeno susto no momento em que me apoiei numa das paredes presentes no corredor e a mesma quase cedeu por cima de mim, estando apenas presa pelo tecto e, sinceramente, Ć data de hoje duvido muito que essa mesma parede ainda se mantenha.
Não foi nada fÔcil mas fiquei contente por ter conseguido fotografar tudo aquilo que queria, ou até ainda mais do que pensava, apesar do elevado perigo deste local.
No que toca à história desta casa, descobri apenas que nos últimos tempos em que foi habitada, vivia aqui um senhor sozinho que mais tarde acabou por emigrar para o Luxemburgo e por lÔ ficou. Uma simpÔtica vizinha disse-me ainda que a casa acabou por ficar à venda e, pouco tempo depois sofreu um incêndio, supostamente provocado por delinquentes que teriam invadido a casa, facto que comprova o estado tão débil de toda a estrutura da casa e, pelo que consegui perceber ao longo da minha visita, parece que esse mesmo incêndio teve mesmo inicio no corredor que faz a divisão entre a cozinha e a casa de banho.
Sem dĆŗvida, uma das aventuras mais arriscadas da minha parte mas fiquei bastante agradado com o resultado desta exploração, pois nĆ£o contava encontrar qualquer registo no interior e Ć© incrĆvel como, apesar de todo o aparato da destruição que o incĆŖndio aqui provocou, certos elementos decorativos e memórias desta casa se mantiveram exactamente intactos no mesmo sĆtio onde estavam de origem, uma beleza "decay" que aos olhos de quem aprecia certamente nĆ£o passa em falso.



























Realmente foi arriscado fazer essas fotografias.ššššššš
ResponderEliminar