A Mansão do Aristocrata 🏚



  A viagem atrás no tempo de hoje leva-nos ao encontro de uma misteriosa mansão, onde parte dela já se encontra infelizmente em ruína, que pertenceu a mais uma família ligada à aristocracia, ou seja à antiga classe social superior mais vulgarmente conhecida por Nobreza.
 Explorar este local não foi muito fácil, para além do grande temporal que se fazia sentir, ainda foi preciso atravessar um vasto terreno de denso mato até se chegar à casa. Um vizinho que se apercebeu do meu interesse em fotografar o local, prontamente me alertou para o perigo de percorrer aquele trajecto até à casa e rapidamente entendi logo o porquê desse útil conselho.
Assim que cheguei à entrada principal, foi possível vislumbrar a grandiosa entrada desta casa com uma bela escadaria em pedra, acompanhada do seu lado direito por um fontanário onde está lá cravado o brasão dos primitivos proprietários deste antigo solar.
Aceder ao seu interior foi muito fácil pois a casa já nem porta tem e confesso que acabei bastante surpreendido por ter encontrado ainda vários objectos que pertenceram a quem viveu aqui, pois a casa parecia toda ela uma ruína autêntica e, felizmente, essa minha primeira impressão acabou por ser parcialmente enganosa.
 Como já seria de esperar, o soalho desta casa é um verdadeiro perigo e está prestes a ceder na totalidade. Ainda foi possível encontrar bastantes livros, algo que parece ficar sempre para trás nestes abandonos, algumas divisões ainda com mobília da época, em especial nos quartos, uma cozinha bem à maneira antiga portuguesa, com praticamente todo o seu 'recheio' ali à mercê do consumo da Mãe Natureza. Encontrei também, numa divisão que me parecia ser uma sala de lazer, dois rádios bem antigos, um deles bem diferente do habitual do que tenho encontrado, com imagens alusivas à fabulosa cidade do Porto.
  Foi uma aventura, como quase sempre, bastante proveitosa, bem mais do que aquilo que esperava. O simpático vizinho, assim que me viu sair da propriedade depressa me abordou e estivemos um bom bocado à conversa. O senhor disse-me que a casa actualmente pertence a um engenheiro que está encarregue de reformular toda a propriedade e, por acaso, reparei que já iniciaram lá algumas obras, em especial na antiga capela desta mansão, pois já estava toda desmantelada.
  Assim se passou mais um dia a caminhar fora do caminho traçado e na descoberta de verdadeiros 'tesourinhos' do nosso passado. Pedaços da nossa história que se vão perdendo onde olho para eles com uma certa nostalgia mas também muita curiosidade e nada me faz mais feliz do que poder eternizar em fotografia esses mesmos elementos.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares