O Casarão do Militar 🏚



 Quem me conhece sabe bem que admiro e aprecio todo o tipo de locais ao abandono, cada um teve a sua própria história e é belo ao seu jeito, cabendo-me a mim e a quem também tem o mesmo gosto que eu conseguir desvendar essa história que se encontra pendente dentro das quatro paredes envoltas pelo esquecimento.
No entanto, tenho um gosto especial pelos grandes casarões antigos, onde parece que praticamente o tempo congelou e, normalmente, as suas histórias nos levam para tempos históricos e marcantes do nosso Portugal.
É o caso deste local, um solar antiguíssimo e que pertenceu a um reconhecido militar de alta patente cujo nome não irei revelar para não expor pistas da localização desta histórica casa.
 O abandono deste local, já deve rondar sem sombra de dúvidas uns 30 anos ou mais, a sua estrutura já está em fase terminal e circular no interior foi um desafio, pois as madeiras já se encontram bem apodrecidas em locais que faziam a ligação entre divisões. 
Alegrou-me o facto de a maior parte do "recheio" deste sítio já ter sido retirado pelos herdeiros, uma forma importante de salvaguarda das memórias grandiosas que a família teve ao longo da vida.
Ainda assim, foi possível encontrar alguns objectos no interior, pequenas bugigangas e alguns retratos muito antigos, certamente memórias dos primitivos proprietários deste grandioso solar.
De realçar também as pinturas no tecto em madeira daquilo que seria o antigo salão nobre desta casa, uma alusão aos deuses do vinho, um negócio que também o terreno deste solar originava.
 Esta casa dispunha também de uma capela privada que servia também para receber as pessoas que viviam ali perto e que não queriam perder o seu momento de culto religioso. Capela essa que, apesar do estado de degradação muito avançado, ainda é um exemplar barroco que merecia uma preservação de cariz urgente.
Sem dúvida que é uma das capelas mais bonitas que já vi até hoje pelo mundo dos locais esquecidos, a talha dourada do altar já bem desgasta com o passar dos anos, complementada com as pinturas do tecto em madeira bem ao gosto da época e com reconhecidas representações católicas, um cenário setecentista incrível que infelizmente se perde mais a cada dia que passa.
 Em relação à história detalhada do local não me alongo muito mais, uma vez que seria de fácil percepção para desvendar a localização deste sítio e a preservação destes locais é para mim uma prioridade, como assim deveria ser para todos. 
Já ouvi falar na proposta em turismo rural para devolver vida a este antigo solar e certamente que seria uma óptima aposta tendo em conta todo o clima envolvente deste local promissor mas o que é certo é que é preciso um enorme investimento inicial para que esse passo seja dado e acredito que esse seja, uma vez mais, o grande entrave à realização desse desejo.
 Esta foi, mais uma vez, uma bela aventura no meio de um local tão histórico e significativo para uma certa localidade. A capela deixou-me praticamente de boca aberta, é um cenário incrivelmento belo mesmo no seu estado mais puro de decadência, um exemplar barroco como poucos.


Comentários

Mensagens populares