A Casa do Rádio Philco 📻
Na publicação de hoje venho dar a conhecer uma casa bem mais pequena e já um pouco "esvaziada", talvez pelos herdeiros na última vez que aqui tenham passado, há uns bons anos certamente, até porque entrar aqui não foi nada fácil devido ao denso silvado que tive de ultrapassar.
Casa mais vazia mas ainda assim foi possível encontrar alguns elementos "vintage" que, de certa forma, elevaram o interesse fotográfico deste lugar. A pouca mobília ainda presente dá-nos a certeza que, embora a casa seja pequena, a família que aqui viveu não era assim tão pobre quanto isso, pois o alto requinte da mobília ali presente fez-se salientar, onde destaco a mobília em tons escuros que ocupa o quarto principal, uma divisão onde se fazia sentir uma certa sombriedade, quer pela sua escuridão aliada à cor do mobiliário ali presente, bem como pelos inúmeros morcegos que ali pernoitavam e que praticamente me rodeavam durante a minha visita.
Como é óbvio, há que destacar o elemento que dá nome a esta publicação, um fabuloso rádio Philco (modelo 38-9T) de 1938. Já encontrei vários modelos de rádios antigos nas minhas incursões por estes lugares esquecidos, mas como este nunca vi e é um exemplar bastante charmoso e que nos faz viajar atrás no tempo até épocas mais autênticas do que os dias de hoje. De fato não é uma peça muito comum e segundo uma pesquisa rápida que fiz consegui averiguar que foram feitos cerca de 25 mil exemplares deste lindo rádio, uma peça puramente "vintage" hoje em dia.
Infelizmente não consegui apurar nada sobre a história deste local ou de quem aqui viveu, pois apesar da minha procura, não encontrei qualquer registo que me ajudasse nesse sentido, ficando assim um pouco entregue à imaginação dos leitores a possível história deste sítio.
Pelo menos fica o mais importante e a concretização do meu grande objetivo com mais esta visita, o fato de poder eternizar em fotografia mais um lugar que tem a sua própria magia e que, certamente, as suas paredes guardam grandes e íntimas histórias.
Comentários
Enviar um comentário