O Solar do Sacerdote 🏚
Este lugar foi, sem grande dúvida, um dos sítios mais antigos e com mais história que já tive oportunidade de visitar até hoje.
O abandono total desta mansão era mais que evidente, com densas teias de aranha nas janelas que, por usucapião, tornaram-se as novas donas deste local. A estrutura já muito fragilizada pela inevitável passagem dos anos e por um pequeno incêndio que aconteceu já durante o seu período de abandono tornaram esta exploração num desafio à integridade física, o que para mim seria "mais um dia no escritório".
Um recibo da antiga Rede Telefónica Nacional datado de 2 de Maio de 1973 e no agora módico valor de 21 escudos deu-me a conhecer a grandiosa família que fora proprietária desta grande casa.
O primitivo proprietário, isto já algures pelos anos 1800, foi um reconhecido sacerdote do concelho onde se localiza esta casa. Era um homem bastante admirado por toda a gente e possuidor de uma forte personalidade e de uma capacidade oratória fora do vulgar. Chegou a ser dirigente político e orientador espiritual de muitas pessoas que o procuravam. Posteriormente chegou mesmo a ser presidente da câmara, cargo esse que mais tarde viu-se obrigado a deixar por doença.
Um dos seus descendentes e cujo nome era o que constava no recibo que referi acima chegou a ocupar cargos ainda de maior relevância já a nível nacional. Em 1940 começou por ser professor universitário na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e anos mais tarde chegou a chefiar três ministérios do governo português. Saliento que não dou mais especificações de forma a salvaguardar a identidade das célebres pessoas aqui referidas e, consequentemente, a localização desta bela e decadente mansão.
Foi uma visita bastante tranquila, onde a escuridão de algumas divisões dificultou um pouco o ato fotográfico mas, nada que algum empenho extra não resolvesse a questão.
De fato, sabemos que não é nada fácil recuperar uma casa desta natureza mas acaba por ser um destino bastante inglório o que esta histórica habitação teve e, certamente, que seria mais do que justo um esforço de quem de direito para voltar a dar destaque a este sítio de forma homenageada a tão célebres pessoas.
Comentários
Enviar um comentário