O Teatro Avenida





   Desta vez venho aqui expor mais um dos abandonados típicos em Portugal, edifícios culturais e que tanto nos marcaram à uns anos atrás, os famosos Cineteatros, onde muitos deles acabaram por cair em desuso e no consequente abandono.
   Neste edifício em específico, falo de uma construção que remonta aos anos 20 do século passado, um verdadeiro tesouro que infelizmente se está a degradar cada vez mais, muito devido às causas naturais das intempéries, pois o tecto da sala principal de espectáculos já cedeu por completo.
   Em conversa com a dona Noémia "dos gatos", assim carinhosamente conhecida pela população da vila, a senhora contou-me que este Cineteatro foi mandado construir por uma família abastada natural da região e emigrados no Brasil. Na altura foi um natural sucesso trazer um espaço cultural dessa dimensão para esta pequena vila no interior do país, algo que levasse a sua população a um maior convívio e a apreciarem de mais perto os valores culturais e a beleza que o teatro e o cinema têm sempre para nos proporcionar. E muitos foram os serões ali passados, esta querida senhora contou-me que aos domingos à tarde nesse mesmo Cineteatro se organizava um baile com entrada gratuita, era um serão que grande parte das pessoas da pequena vila não perdiam por nada, e no caso desta senhora, ela afirmou que percorria cerca de 9 km's a pé para não perder esse grande espectáculo de convívio.
   Com o passar dos anos, o edificio foi mudando de proprietário, e com a evolução do cinema nos últimos anos, e devido a estas instalações se começarem a tornar bastante antigas e degradadas, começou a perder clientela e consequentemente fechou portas.
   Actualmente, o proprietário é a câmara municipal da vila, que já apresentou um projecto de reabilitação aos seus cidadãos, onde se pretende reabilitar esta construção para uma "sala polivalente", onde se pretende devolver à população os anos áureos deste local com maior conforto e trazer de novo a cultura do teatro e do cinema às pessoas, agora com a novidade também das danças de salão.

   Pessoalmente, gostei muito de conhecer este local, enquanto estive ali dentro a fotografar consegui imaginar os belos serões que esta população viveu ali, memórias que espero que muito em breve se voltem a viver e que dêem a merecida vida a este lindo espaço cultural. Um especial agradecimento à dona Noémia por toda a informação prestada, foi um belo serão de conversa com esta querida senhora, muito conhecida por passar todas as tardes a alimentar os gatos vadios da pequena vila.





Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares