A Quinta Clássica 🏚







  Finalmente de regresso aqui à vida "blogueira". Não por falta de matéria prima mas sim pela normal falta de tempo que a rotina nos traz e, muitas vezes, nos priva de fazermos aquilo que mais gostamos com a frequência desejada.
  Bem, mas falando do que realmente importa e daquilo que vos traz aqui ao meu cantinho, hoje trago aqui um dos locais que seguramente tem um lugar reservado no meu top 10 de lugares esquecidos. Estamos a falar de uma grande quinta originalmente construída em finais do século XVIII, grandiosa e com painéis azulejares sempre presentes em grande parte das divisões da casa e em estado bem razoável de conservação.
Para terem uma breve noção do tamanho desta quinta, adianto já que estamos perante uma casa com quase 30 divisões, uma curiosa capela datada de 1880 e cerca de 4 hectares de terreno. Para além de toda esta vastíssima área, a casa está repleta de detalhes incríveis para fotografar, falo mais concretamente de imponente mobília da época, dois pianos presentes na sala de lazer e ainda a presença de algumas viaturas clássicas, um autêntico "fartote" fotográfico.
  Visitei este local cerca de 3 vezes e, por isso mesmo, não se surpreendam com algumas possíveis diferenças nos cenários entre as fotos abaixo anexas, pois este local mudou imenso e, obviamente, mudanças que muito dificilmente são positivas.
Por acaso as minhas 3 visitas à casa decorreram sempre sem qualquer sobressalto e consegui desenvolver o meu "trabalho" fotográfico conforme aos objectivos a que me propus. Já no que toca à pesquisa da história desta propriedade confesso que não foi tão fácil assim, pois no local existem pouquíssimos registos sobre quem lá habitou, mas com um pouco de esforço e investigação fora da casa, foi possível chegar a uma conclusão.
Esta grandiosa quinta teve um casal, onde o marido era professor e a esposa pianista, como primitivos proprietários. Ambos eram fascinados por música clássica e isso explica a presença de dois pianos, onde um deles é bastante fora do comum como podem observar nas imagens. Paixão essa ainda mais reforçada pela presença de quadros e bustos alusivos a grandes compositores de música clássica como Mozart e Chopin.
Infelizmente pouco mais consegui descobrir sobre este local, para além do facto de que por aqui passou uma família bastante numerosa, isso é obviamente mais que perceptível. De acentuar também que, um dos descendentes do casal era um apaixonado por corridas e viaturas clássicas, acabando mesmo por se tornar bicampeão de clássicos de velocidade nos Históricos 65. Informação essa que pode muito bem justificar a presença das viaturas clássicas ali deixadas ao abandono.
  Esta Quinta Clássica esteve mesmo para venda durante bastantes anos e, ao que parece, os herdeiros perderam totalmente o interesse na propriedade após a mesma ter sofrido uma grande inundação e constantes saques.
Sei que alguém pertencente a quem aqui habitou fez o levantamento de algum do "recheio" que ficou para trás mas atrevo-me a dizer que não levaram sequer metade do "recheio" total da casa, ficando assim uma boa parte dos pertences entregues à teia do abandono.





Comentários

  1. Uma excelente reportagem que nos proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Gosto especialmente das sombras e dos ângulos das fotos! Belo olhar��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo caríssimo!
      Algumas das fotos já são bem antigas, ainda do tempo em que não usava tripé ahah!
      Grande abraço :)

      Eliminar
  2. Curioso. Há uns meses largos, vi as cadeiras e canapé à venda no olx. O tecido era exatamente o mesmo (seria demasiada coincidência serem de outra casa). Espero que quando diz "levantamento" se refira a listagem e tenham sido os proprietários a vendê-los a alguém. As fotos são muito bonitas. Gosto muito do seu blog, em particular por desenvolver um pouco a história do local.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares