Antiga Central Hidroeléctrica ⚡




 Este é um dos locais de mais dificil e perigoso acesso que já tive oportunidade de visitar até hoje mas, apesar da descida íngreme por trilhos apertados e desafiadores, a aventura valeu bem a pena devido ao contacto proporcionado com a Mãe Natureza no seu mais belo esplendor, assim como pela grande descoberta que foi deste sítio de grande interesse e que em tempos foi essencial para produzir electricidade para os espaços públicos da cidade.
 Desactivada desde 1926, esta antiga central foi responsável pelo alimentar da rede energética da cidade ao longo de, aproximadamente, 30 anos. 
A instalação desta rede energética foi apresentada via proposta formal ao município local por parte de um grande homem de negócios que, tinha por base, o fornecimento de energia eléctrica para a cidade através de energia gerada hidraulicamente pela força exercida das águas do rio que ali passa.
O acordo foi prontamente celebrado entre ambas as partes e, a empresa responsável pelo projecto procedeu à compra de maquinaria à empresa Schuckert, uma companhia alemã com sede em Nuremberga.
Devido à falha no pagamento dessas mesmas máquinas à empresa alemã, a 24 de Abril de 1893, é realizada uma assembleia de sócios onde ficou acordado que o representante da Schuckert na região se tornara também no novo dono da empresa responsável pelo projecto da instalação desta central hidroeléctrica e, após aceitação do município local, assim foi, o projecto seguiu para a frente e a luz proveniente da energia hidráulica foi inaugurada em plena época de festas do respectivo município, a 13 de Junho de 1894.
Tudo parecia dar certo neste método inovador a nível nacional no que toca à produção de energia eléctrica mas de facto, rapidamente, algumas falhas foram identificadas no fornecimento dessa mesma energia, pois os cortes de electricidade aconteciam de forma sistemática devido aos fracos caudais que o rio local apresentava. Apartir daí foi-se gerando uma situação conflituosa entre a empresa e o município, pois o fornecimento de energia muitas vezes apresentava falhas persistentes e a empresa nunca pagou as multas aplicadas pelo município pela fraca prestação de serviço à qual se disponibilizou. Até que um dia a câmara municipal local deixou de pagar a electricidade e mais tarde apostou na construção de uma nova central de localização mais rentável para explorar exactamente a mesma fonte de energia.
E com tudo isto se justifica o abandono destas instalações, o piso superior da central cedeu na sua totalidade, precisamente por cima de toda a maquinaria que ainda ali ficou. A natureza invadiu o espaço na sua totalidade e dá um contraste "decay" fascinante ao mesmo. 
Já visitei este local há uns meses atrás e satisfaz-me bastante saber que na actualidade o mesmo já está em trabalhos de remodelação, de forma a musealizarem o espaço com especial foco na eternização deste local que outrora teve a sua relevante importância para o município.




Comentários

Mensagens populares