A Casa do Rádio Antigo 📻



  As paredes destes locais votados ao abandono têm sempre muitas histórias por contar, um belo exemplo disso mesmo é esta humilde casa. Este tipo de casas mais humildes por norma levam-nos a conhecer uma história de vida mais íntima das pessoas que por aqui passaram através de possíveis registos que se encontrem no seu interior. Tive a sorte de encontrar algumas cartas e, embora não tenha conseguido descobrir tanto quanto gostaria, deu para desvendar algumas informações interessantes sobre o casal que aqui viveu mais os seus dois filhos.
Segundo algumas cartas que encontrei espalhadas em cima da cama de um dos quartos, estávamos no ano de 1991 e as mesmas eram trocadas pelo marido da senhora que aqui habitou em tempos, pois o mesmo encontrava-se a trabalhar no Algarve de forma a garantir sustento para si e para a sua família após o seu pequeno negócio no ramo vinícola ter ido por água abaixo. 
Nas cartas era possível ler várias juras de amor por parte do marido e sempre com incentivos para a sua esposa e os filhos se juntarem a ele o mais breve possível na região algarvia de forma a continuarem a sua vida em conjunto. Um dos grandes desafios para tornar esse desejo possível, já na altura, era o de arranjar uma casa com renda acessível para a família, uma vez que os conhecimentos nesse ramo por parte do senhor ainda eram poucos ali na zona.
Foi tudo o que consegui descobrir sobre este local, fiquei bastante curioso sobre o desenrolar desta história e ainda procurei incansavelmente por mais correspondência pela casa toda mas infelizmente não encontrei mais nada pois este sítio já estava bastante remexido.
  Sobre este local há a destacar o rádio antigo existente na sala de estar que é logo a porta de entrada da habitação, ao deparar-me com esse cenário fiquei bastante surpreso porque na verdade não esperava ainda encontrar grandes relíquias numa casa tão degradada por fora. Os três quartos ainda tinham algumas coisas no sítio, ao contrário da pequena sala de jantar que já estava praticamente revirada.
  Foi assim mais uma surpreendente exploração que decorreu sem qualquer sobressalto, adorei o rádio que ainda tem um gira-discos no seu interior, uma autêntica relíquia ali inserida numa salinha de estar que de certeza presenciou grandes momentos de paz e lazer.
Gostaria de ter desvendado um pouco mais da história desta humilde família que por aqui passou, será que a família se chegou a mudar para junto do marido de forma a refazerem a sua vida? Fica esta e outras questões no ar, nem sempre é possível desvendar a totalidade da história destes locais e ficamos com uma pequena noção apenas sobre quem passou por estes lugares, ainda assim são pequenos registos que já me deixam grato por simplesmente alimentarem este meu "bichinho" de "caçador de histórias".



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares