A Casa dos Livros 📚



  Este local, como tantos outros, acabou por ser também uma verdadeira "casinha surpresa"
Num estado de degradação muito avançado tanto por fora como por dentro, esta casa ainda tinha algum do seu espólio original no interior, onde se destaca a abundante presença de livros e revistas muito antigas, espalhadas especialmente na sala de jantar que também seria sala de lazer ao mesmo tempo, uma vez que esta casa era bastante pequena.
  Não foi tarefa fácil entrar sem ser visto, a casa fica localizada no meio de várias casas habitadas mas a reportagem tinha que ser feita e assim lá me aventurei sem grande receio do que poderiam pensar.
Antes de entrar espreitei por uma janela aberta, para verificar se a casa tinha elementos fotográficos de interesse para a minha visão e tive logo a confirmação disso assim que vi a sala com uma estante recheada de livros e revistas, entrei sem pensar duas vezes. Depressa me apercebi que caminhar naquele interior iria ser uma missão de risco, como tantas outras, pois o soalho estava bastante frágil mas com os devidos cuidados tudo decorreu dentro da normalidade. A sala de estar era muito interessante, com o tecto em formato quadrangular e uma estante recheada de livros ao centro da parede, sem dúvida que grandes serões de leitura foram passados aqui nesta divisão.
As restantes divisões estavam ainda mais reviradas mas ainda tinham os seus móveis antigos e, claro, não podia faltar a velha máquina de costura Singer que quase me passou despercebida.
  Um dos herdeiros vivos desta casa tinha ideias para a remodelar e viver aqui há alguns anos atrás mas desistiu da ideia porque esse seu regresso às origens não iria trazer grande futuro para si e para a sua família, sendo assim acabou por colocar a casa à venda mas na verdade nunca apareceu comprador e com o passar dos anos a casa começou a ficar cada vez mais deteriorada até ao estado actual em que podemos observar pelas fotografias, um local que está na iminência de ruir a qualquer momento.
Consegui apurar também que os donos desta casinha eram pessoas humildes e viviam essencialmente da agricultura e da pecuária.
  Em suma foi mais uma exploração de grande prazer, adoro explorar todo o tipo de locais ao abandono, desde o sítio mais ruinoso até à mais bela mansão senhorial e, este tipo de casinhas humildes e cheias de alma, obviamente que encaixam perfeitamente nos meus gostos.



Comentários

Mensagens populares