A Casa da Boneca 🏚


 


  Após cerca de dois meses de ausência aqui dos meus relatos "blogueiros", estou de volta com um local que até acabou por me impressionar pela quantidade de espólio ainda presente no seu interior. 
Não é por falta de locais para apresentar (felizmente), mas a minha rotina muitas vezes não me permite usufruir do tempo livre que gostaria para procurar a história destes locais, o que me obriga a um jogo de cintura para ter tempo para tudo.
  Encontrei esta casa em mais uma viagem puramente dedicada ao urbex, uma das minhas mais de 600 marcações no mapa. 
Aceder ao seu interior não foi tarefa fácil, pois a casa é paredes meias com casas habitadas e os vizinhos estão sempre atentos, fui obrigado a fazer um compasso de espera para poder entrar sem problemas, pois obviamente na cabeça dessas pessoas eu poderia passar por alguém que não sou e muitas vezes não é fácil explicar que vou aos locais para fotografar, uma vez que há muitas pessoas que ainda não compreendem isso e o meu fascínio em eternizar estes locais.
Por fim entrei, depressa me apercebi que o meu compasso de espera valeu a pena, pois a casa tinha bastantes memórias no seu interior, em especial no andar cimeiro, onde o quarto, a cozinha e duas salas comuns estavam praticamente intactas e paradas no tempo.
O calendário da cozinha assinalava Janeiro de 2003 e, sinceramente, acredito mesmo que esta casa esteja totalmente abandonada desde essa altura. Uma das divisões, o que me parecia ser a sala de estar, estava totalmente despida de "recheio", o que me leva a crer que foi a única divisão que os herdeiros tenham aproveitado. De resto, era de realçar a incrível presença de teias de aranha consideravelmente grandes na escadaria da casa, facto esse que demonstra que há imenso tempo esta humilde habitação não tem qualquer tipo de presença humana.
  Pelos registos escritos que encontrei, descobri que quem aqui habitou eram proprietários de um grande terreno perto da casa e forneciam vários tipos de fruta para diversos estabelecimentos da região.
  Gostei muito desta casa, uma habitação típica de uma família humilde e trabalhadora que actualmente já se encontra a ser engolida aos poucos pela Mãe Natureza.
Destaco também a presença surpreendente de uma boneca num dos quartos do piso cimeiro, com o braço arrancado e colocado em cima do móvel desse mesmo quarto, o que para muita gente, dá um aspecto mais sombrio a este local.


Comentários

  1. Uma casa incrível. Restaurada ficaria maravilhosa.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o que escreveu ! O Ricardo além de bom fotógrafo tb é bom ba escrita, parabéns !! Esta casa parece-me que foi vivida poe gente feliz...tem muitas flores, uma pena as paredes não contarem histórias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares