A Casa do Globo 🌍



 Nova publicação deste mês que conclui o término do ano civil, não sendo (penso eu), a última publicação de 2021 aqui no blog, este post é sobre mais uma descoberta deste mesmo ano, uma casa pequenina mas ainda cheia de memórias e detalhes que nos remetem à vida mais simplista de anos transactos. 
 Já conhecia este local e num dia livre dedicado a explorar abandonados numa determinada zona do país acabei por passar por ele, já estava com um exterior bem mais degradado do que quando o vi anteriormente, portanto o seu abandono estava mais que evidente.
Entrei na casa sem qualquer obstáculo pois a porta estava apenas encostada e, confesso, que não esperava encontrar tanta coisa ainda ali dentro, uma vez que a casa está praticamente a cair.
Uma espécie de varandim com dois confortáveis sofás faziam sem dúvida adivinhar os momentos de conforto e lazer que as pessoas que aqui viveram tiveram naquela divisão que também dispõe de uma vista privilegiada para uma bonita paisagem onde a Mãe Natureza é dona e senhora. Logo ao lado uma salinha de estar em tom azulado e com dois curiosos retratos de duas figuras majestosas que sinceramente desconheço. Em ambos os quartos não faltavam as típicas alusões à religião católica que estas casas antigas sempre tinham em abundância, tanto em quadros como em crucifixo. 
 Não deixa de ser curioso que uma casa praticamente a cair abaixo esteja tão bem "arranjadinha" por dentro, em especial na salinha de estar e nos dois quartos, quem sabe se alguém ainda ali pernoita ilegalmente e, se assim for, pelo menos este abandonado serve de abrigo a alguém, algo que não seria nada condenável se acontecesse isso com tantas outras, pois ainda há muita pobreza no nosso país e certamente que se houvesse um melhor aproveitamento das casas que estão actualmente devolutas (que são inúmeras) para realojar pessoas com menores possibilidades de adquirirem habitação, seguramente esse seria um ponto de partida relevante para a resolução de muitos problemas, ainda para mais num país que sofre cada vez mais com a ridícula especulação e crise imobiliária actual.
 Como disse, o piso de cima estava mais ou menos arranjadinho, já contrastando um pouco com o rés do chão, onde estava tudo bem mais remexido e alguns objectos amontoados em duas divisões totalmente escuras. Nesse mesmo rés do chão encontra-se a curiosa salinha com o globo, uma espécie de escrivaninha com alguns apontamentos escolares, maioritariamente de matérias relacionadas com Geografia. De realçar também os bonitos quadros presentes nessa mesma divisão, uma sala cheia de luz natural e diferentes cores, um cenário até meio inspirativo. 
 Assim foi mais uma exploração, este dia foi mesmo em cheio e no caso especifico desta casinha acabou por ser mais uma surpresa agradável, mais uma em tantas outras neste incrível mundo dos lugares abandonados



Comentários

  1. Os retratos que estão por cima do sofá são de George VI e Elisabeth, reis de Inglaterra e pais da rainha Isabel II.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom texto que escreveu. Magnífico local, pela sua simplicidade.

    ResponderEliminar
  3. Como abandonada? Está tudo em ordem😮🙄

    ResponderEliminar
  4. Parece que os donos saíram para um passeio e morreram ou saíram fugidos.Estou muito curiosa.Nao tem como descobrir?🙄😂😂

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares