O Palácio do Navegador 🏚️




 A viagem atrás no tempo de hoje leva-nos para paragens que pertenceram à classe mais nobre do nosso antigo Portugal
Este grandioso palácio teve a sua primitiva construção em meados do ano 1750 e pertenceu a descendentes de um reconhecido navegador e descobridor português.
Esta construção do século XVIII, embora seja classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2009, não escapou ao abandono como podem ver pelas minhas fotografias e leva, seguramente, mais de 30 anos de total abandono, uma autêntica 'facada' no que toca à preservação do nosso rico património.
 Este histórico lugar foi reconstruído em meados de 1840 devido ao facto de ter sofrido um grande incêndio que destruiu o palácio quase na sua totalidade e essa mesma reconstrução já ficou a cargo de outro proprietário que adquiriu toda a propriedade, um reconhecido Tenente Coronel
A propriedade, para além do grande palácio repleto de riquíssimos detalhes arquitectónicos no interior, engloba também um grande jardim e que hoje, infelizmente, não passa de um terreno baldio mas que ainda tem lá presente o chafariz originário do local.
 Desloquei-me a este local na melhor companhia possível, com o meu pai, que também gosta tanto destas aventuras como eu e acabou por ser, uma vez mais, um serão incrível de aventura e fotografia. 
Ambos ficámos boquiabertos com a riqueza arquitectónica ainda presente no interior, tectos intimamente trabalhados à mão, construcções lindíssimas do antigamente que hoje já dificilmente se vêem. No tecto do hall de entrada, uma pequena alusão, parece-me a mim, à figura mística do Adamastor que fazia fronteira com uma escadaria espectacular onde meter um pé naquele soalho decadente era uma aventura extra.
No piso de cima destaco duas divisões lindíssimas, uma em tons esverdeados e a outra com o tecto em cores vivas amarelas e, apesar da sua decadência, ainda foi possível vislumbrar a riqueza detalhista do mesmo, nem consigo imaginar como estas divisões seriam nos seus anos áureos..
 Entretanto, consegui saber que este local já se encontra em remodelação parcial, o que já é um indicador positivo de boas notícias, pois este abandono representa muito bem o desleixo que por vezes existe na preservação de um património tão vasto e tão rico como é o nosso, um verdadeiro atentado aos nossos antepassados.


Comentários

  1. Oh.....que maravilha !! Adorei os pormenores da sua narrativa, como sempre. O seu trabalho fotográfico ( com mestria ) mostra bem a beleza e a opulência da época .....que espero não deixem "morrer". Ester Viveiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares