A Capela das Cruzes ✝



 Ultimamente o tempo livre não tem sido muito e, sempre que posso, continuo as minhas buscas pelas histórias deste tipo de lugares tão especiais, felizmente a "lista de espera" cada vez vai aumentando mais e por esses mesmos factos todos acumulados que tenho andado ausente aqui do blog, ausente mas nunca caído no esquecimento.
 Hoje apresento então aqui mais uma enorme surpresa na minha rota de descobertas, uma belíssima capela com um altar riquíssimo detalhadamente e com umas belas pinturas laterais e no tecto que vão resistindo ao vandalismo que este local já sofreu no passado recente.
 No dia da minha visita a esta capela, acabei por trocar dois dedos de conversa com um senhor que viveu lá na aldeia e recordou um pouco da sua infância por ali, inclusive algumas histórias engraçadas passadas exactamente nesta capela. Uma das histórias que me chamou à atenção, foi quando o senhor, nos seus anos de juventude, pegou numa hóstia às escondidas do padre e levou para casa. Contou que foi apanhado pela mãe com a hóstia e que não se livrou de um valente castigo, um dos mais severos castigos que teve na sua memória. Uma história engraçada aos dias de hoje mas que reflecte a severa educação que existia antigamente e que, a meu ver, uma boa parte desse tipo de educação faz muita falta aos dias de hoje, onde pelo menos o respeito era a base de tudo e certamente que evitava muito daquilo que tem acontecido a vários destes locais, onde acabam destruídos e saqueados, como aconteceu com esta capela, onde as figuras católicas que existiam foram saqueadas.
 Ainda em conversa com o senhor. ele contou-me algo que me deixou bastante intrigado até. Esta capela tem um espaço bastante pequeno e, curiosamente, antigamente chegavam a estar ali cerca de 100 pessoas para assistirem à missa dominical, praticamente a população toda daquela aldeia na altura, alguns tinham mesmo que assistir à missa da parte de fora da capela por obviamente não haver mais espaço no interior.
 A minha visita a este sítio decorreu de forma muito tranquila. Adorei este sítio e toda a atmosfera em volta do mesmo, foi muito bom ter conseguido falar com algumas pessoas que ali vivem em volta sobre esta capela que tem uma história tão íntima com as poucas pessoas que ali ainda habitam na aldeia. 
Actualmente e, felizmente, a capela já se encontra devidamente protegida por um privado e há planos, já em marcha, de recuperar a mesma.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares