A Casa Cor de Rosa 🏚



 Já tem acontecido por variadas vezes, eu sair em modo passeio sem urbex no pensamento e, no entanto, acabo por me cruzar com locais abandonados, como é óbvio, o meu lado curioso é sempre mais forte que eu e como ando quase sempre com a máquina fotográfica atrás, lá acabo por fotografar mais um ou outro local mesmo sem contar, o mesmo se passou com esta casinha.
 Foi uma grande surpresa ter encontrado esta casinha ainda com tantas memórias no seu interior num sítio tão movimentado. Este local já foi bastante remexido e saqueado como se pode verificar pelas fotografias, mas ainda assim tem a maioria do seu "recheio" totalmente entregue à decadência que se fez sentir bastante a cada passo que dei naquele soalho antigo e prestes a ceder.
Algo que me chamou muito à atenção neste sítio e que saiu bastante realçado nas imagens foram as cores presentes na casa, os tons cor de rosa tanto no interior como na fachada da casa e o azul celeste das portadas de madeira, cores bastante bonitas e já desgastadas pelo tempo que em contraste com a decadência deste local transmitem uma beleza ainda mais "sui generis".
 Descobri que aqui vivia uma família pequena, um casal que teve apenas um filho que, já depois de se ter formado, fez a sua vida por Lisboa e os seus pais aqui ficaram na terra natal onde viviam da fruta que colhiam do seu terreno e da produção vinícola caseira.
Através de uma das cartas que consegui ler, deu para ter noção que o casal que aqui viveu acolhia muitas vezes a sua neta durante os períodos de férias escolares e que a menina tinha um especial gosto em brincar com o cão da vizinha da casa em frente, pequenos registos e memórias que nos fazem viajar atrás no tempo e, de certa forma, sentir essas memórias de espaços temporais tão diferentes e que até nos chegam a criar um sentimento de nostalgia para com os tempos mais antigos, ainda para mais quando falamos do laço entre netos e avós.
 Não consegui desvendar mais sobre esta bela casinha tipicamente portuguesa, onde os quadros de alusão à religião católica não podiam faltar, assim como várias pequenas lembranças de localidades um pouco de todo o país, uma casinha ainda com recordações bastante íntimas da humilde família que aqui habitou.



Comentários

Mensagens populares