A Casa do Soldado 🏚



 O nosso Portugal mais genuíno está repleto de memórias votadas ao esquecimento e totalmente entregues à inevitável passagem do tempo, memórias mais íntimas e de um tempo onde a simplicidade vigorava naquele dia-a-dia, uma realidade infelizmente bem longínqua dos dias de hoje.
 Encontrei esta casinha bem pelo meio de um dia dedicado a fotografar estes sítios, decidi fazer uns quilómetros de estrada com o objetivo de verificar uns locais que tinha marcado no mapa, dia esse que por acaso foi bastante rentável no que toca às imagens que captei e entrar nesta casa foi mais uma surpresa muito agradável.
 A casa está a ser praticamente toda "engolida" por um amontoado incrível de silvas, confesso que ainda "sofri" um bocado para chegar até ela mas quem se dedica a estas aventuras já tem que estar mentalizado para estas pequenas barreiras naturais e, para mim, foi apenas mais um dia normal.
 Típica casinha de aldeia e que pertenceu a uma família humilde, esta propriedade leva um abandono de mais de 25 anos, o amontoado de vegetação e a fragilidade do soalho em madeira concerteza confirmaram todos esses anos de total esquecimento. Nesta casa viveu um soldado do exército português e, pelo que consegui apurar em duas cartas que encontrei, o senhor estava destacado em Lisboa e vinha uma vez por mês a casa ter com a sua esposa e os seus três filhos, cujos dados sobre eles infelizmente não consegui desvendar.
A casa dispõe de quatro quartos, uma sala de estar/jantar já com o chão praticamente em fim de vida e uma cozinha bastante pequena e praticamente prestes a colapsar totalmente também, um sítio onde o perigo é iminente quase em todas as suas divisões.
 Acabei por me cruzar com o vizinho que vive praticamente paredes meias com esta casa, foi ele quem me confirmou que a casa está abandonada à mais ou menos 25 anos e ainda me disse que o proprietário da casa após ter concluído o serviço militar passou a viver mais a sua esposa exclusivamente da agricultura. Contou-me também que após o falecimento dos donos da casa, nenhum dos herdeiros nunca mais por ali apareceu e até é ele quem corta as silvas em excesso provenientes desta casa quando atingem o seu terreno e a via pública.
 Foi assim mais uma aventura bastante proveitosa onde foi possível descobrir mais um "tesourinho" do nosso Portugal mais genuíno e que nos remete para tempos onde tudo era bem mais simples e autêntico.. .



Comentários

Mensagens populares