A Casa do Coronel






   Há casas que deixam sempre um impacto dentro de nós, quer seja pelas suas memórias ainda lá presentes, bem como a excentricidade do "recheio" que ainda possuem. Já passei por algumas casas que deixaram uma marca especial em mim, mas de facto esta destaca-se por tudo, sem dúvida a minha melhor exploração até ao momento e duvido que algum dia irei ter outra idêntica a esta, pelo menos em Portugal.
   Após recomendação de 2 amigos espanhóis que também se dedicam, e de que maneira, ao "urbex", lá fui eu para mais uma aventura nesta surpresa que é o Mundo dos Abandonados. Já estava à espera de algo bastante excêntrico e que me fosse valer um belo serão fotográfico, mas na realidade acabei por ficar muito surpreendido com o cenário incrível que encontrei, uma casa que parecia não ter fim e praticamente intacta! Sinceramente não sabia bem para onde me virar para captar imagens, durante alguns momentos senti-me perdido nesse grande paraíso que incrivelmente se encontra abandonado à já alguns anos!
   Nesta casa viveu um conceituado Coronel muito bem visto na sua terra e muito reconhecido por toda a gente, não revelo a sua identidade para não dar pistas acerca da localização desta casa, de forma a preservar a mesma. Casado com a senhora Maria Nazaré, juntos ali viveram a sua vida conjugal durante imensos anos, onde também tinham uns pequenos negócios agrícolas.
A familia era bastante numerosa pelo que consegui perceber através da imensa correspondência presente na casa, com filhos a viverem na zona de Lisboa e Madrid, já os seus netos ficaram mais perto de casa dos avós, estavam em regime interno num colégio na zona do Grande Porto e muitas vezes iam mesmo passar o fim-de-semana a esta casa junto dos seus queridos avós. Destaque para o neto Joãozinho, que através da correspondência consegui compreender que dava imensas dores de cabeça aos seus avós com constantes problemas no colégio e graves falhas no aproveitamento escolar, muitos eram os avisos e preciosos conselhos que o seu avô, o senhor Coronel, lhe dava através da correspondência que trocavam frequentemente.

   A meu ver, a única explicação possível para este incrível abandono será a falta de entendimento para com os herdeiros, porque não quero acreditar que este património não lhes interesse, uma casa fantástica repleta de memórias e "recheio" extravagante que ficou abandonada após o triste falecimento dos seus proprietários, primeiro o senhor Coronel e após algum tempo a sua esposa, senhora Maria Nazaré.
   Como já referi mais acima, eu fiquei totalmente boquiaberto com o cenário que tinha à minha disposição, foi uma manhã inteira sempre a "dar tiros" com a minha máquina fotográfica. A casa está praticamente intacta e com um aceso incrivelmente fácil, nem dá para acreditar..
Contabilizei 5 quartos, todos eles bem extravagantes e repletos de memórias e registos familiares, já para não falar na extravagante sala do piano, com um candeeiro lindíssimo e um espelho que faz espelhar toda essa sala. Na cozinha, que foi por onde entrei pela porta totalmente escancarada, está por lá um pouco de tudo, repleta de mantimentos e louça intacta.
   Verifiquei alguns documentos para ter uma ideia à cerca de datas e a data mais recente que encontrei por lá vinha registada numa factura para pagamento do serviço de electricidade, a mesma datava o ano de 2015.
   Esta casa de facto é um autêntico museu ao ar livre, eu que adoro estas aventuras e este tipo de lugares, foi como um esfregar de mãos para explorar e fotografar, mas não deixa de ser um misto de sentimentos porque para mim faz-me imensa confusão como se deixam assim ao abandono e praticamente a céu aberto as memórias de uma família, as suas vivências e todo um "recheio" que complementa esta incrível habitação.




Comentários

  1. Top! Excelente reportagem! Obrigado Ricardo por nos presenteares com estas fotos fantásticas 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo pelas sinceras palavras, caro Gonçalo! :)

      Eliminar
  2. Adoro todos os cantos. Tudo tem uma história.
    Excelente trabalho.

    Boa continuação.
    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela apreciação!
      De facto, praticamente um museu a "céu aberto".
      Já agora, um feliz ano de 2019 para vocês :)
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Adorei tudo.Principalmente a coziha, os oculos e o chapeu.👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  4. Detalhe dos pratos no escorredor em cima da pia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares