A Capela Azul 💒




 

  Numa longa viagem totalmente dedicada a explorar locais abandonados e, debaixo de um tórrido calor, viemos parar a esta curiosa pequena igreja com um cemitério em anexo à mesma.
Não deixa de ser repugnante, ao olhar de muitos dos leitores, o facto de se encontrar um cemitério abandonado mas a verdade é que este é um exemplo disso.
  Desconhecida a data de construção desta linda capela, há registos de uma visita à mesma em meados de 1534, quando na altura o pároco desta paróquia era Álvaro Rodrigues. 
Tendo sofrido algumas alterações profundas a partir do século XVII, Túlio Espanca defendia que a capela-mor ainda mantém a estrutura de inícios do século XVI.
Esta capela, em especial no seu interior, confirmava o seu conceito de simplicidade subjacente a todas as igrejas e ermidas rurais daquela zona do país em geral, com excepção talvez de alguma exuberância apresentada em talha ou na decoração parietal.
  O abandono desta paróquia está intimamente ligada à extinção da pequena povoação que a servia, extinção essa que foi confirmada em Decreto de 24 de Outubro de 1855. Nos anos que se seguiram, esta paróquia passou a ser administrada por outros concelhos vizinhos mas, inevitavelmente, acabou por cair no total abandono e encontra-se praticamente perdida no meio de uma vasta área de campo, sem nada nem ninguém por perto.
Fica assim por saber ao certo em que ano este sítio acabou por ficar totalmente ao abandono. Pelo seu estado de degradação, estimo que esteja assim há mais ou menos 20 anos. Reparei que o cemitério não se encontrava tão degradado como a capela, talvez porque tenha levado uma manutenção mais atenta após o abandono do que a própria capela-mor.
  Igrejas e capelas também é algo que existe em grande número ao abandono em Portugal, até porque somos de um país com uma forte cultura religiosa que herdámos dos nossos antepassados e, este tipo de edificações religiosas, são também uma vítima da mudança dos tempos e das crenças. 
  Foi uma aventura sem qualquer sobressalto, exceptuando o imenso calor que se fazia sentir neste dia e neste local em especial. Reparámos também que, no terreno em volta a esta antiga igreja, estavam lá alguns vestígios de que foram ali feitos alguns rituais, algo que não surpreende muito, até porque tem ali um antigo cemitério em anexo, o que não deixa de ser repugnante.



Comentários

Mensagens populares