A Casa do Soberbo
Mais um dia e cá estou eu para vos apresentar mais um abandonado, uma habitação incrível onde praticamente tudo ficou para trás, um cenário que impressiona por completo, pois aqui temos memórias e pertences de uma vida inteira que estão assim entregues "ao Deus dará".
Foi assim mais um dia dedicado inteiramente a fotografar locais abandonados, onde o último ponto de paragem era esta habitação, felizmente bem escondida dos "amigos do alheio", daí o facto de a casa ainda apresentar uma boa parte do seu "recheio", apesar de obviamente alguém já a ter remexido.
Aqui, neste belo cantinho longe da confusão das grandes cidades, habitou o casal Vieira, e segundo consegui apurar ao ler alguns registos ainda presentes na casa, a senhora trabalhava como costureira, onde tinha sempre imensos trabalhos de costura e outros relacionados com esse mesmo ofício para fora. Já o senhor, seguiu a carreira militar, algo bastante comum na época.
A casa é bastante grande, para além do terreno que tem e do grande armazém para arrumos, a habitação em si é composta por três quartos, uma sala de jantar e outra de estar, ambas bem amplas, duas casas de banho, e um curioso pátio que faz ligação ao armazém de arrumos da moradia.
Apesar da existência de herdeiros, que muito provavelmente estão emigrados, após o falecimento do casal Vieira, esta foi mais uma habitação que acabou por não escapar à horrenda e teimosa teia do abandono, infelizmente é mais um caso como tantos outros por este mundo fora, uma realidade sempre difícil de explicar. Pelo estado da casa, nota-se que a mesma não recebe a visita dos herdeiros da família à muitos anos e infelizmente temo que a localização da mesma acabe por chegar às mãos erradas, pois até hoje a degradação da habitação é por razões naturais do passar do tempo e não da mão humana.
Pessoalmente, foi um lugar que me fascinou explorar, o tipo de abandonado que mais gosto de fotografar e relatar, mas obviamente é sempre um misto de sentimentos ao ver as memórias de uma família assim totalmente esquecidas e entregues ao seu próprio destino.
Excelente reportagem! Muitos parabéns Ricardo e obrigado por mais esta "viagem":)
ResponderEliminarMuitíssimo obrigado pela tua importante apreciação mesmo Gonçalo! :)
EliminarApesar de ser uma casa abandonada parece estar assim à poucos anos, ou será realmente como dizes "felizmente bem escondida dos "amigos do alheio". Parabéns pelas fotografias.
ResponderEliminarPor acaso nesta casa não consegui achar nenhum calendário que me levasse a dar uma ideia mais ou menos do ano em que esta casa tenha sido abandonada, mas de facto nota-se pela degradação natural que já assim se encontra à bastante tempo mesmo!
EliminarA casa encontra-se numa zona bastante isolada mesmo, por esse facto se pode justificar ainda a presença de praticamente todo o seu "recheio" no interior.
Muito obrigado mesmo pela vossa apreciação!
Ainda existem sim casas que pararam mesmo no tempo, e são bem mais do que pensamos!
ResponderEliminarMuito obrigado mesmo pela apreciação e apoio. :)
Brinquedo rosa choque e branco.Seria de algua menininha? Segui a imaginacao.
ResponderEliminar