O Mítico Palácio



   Classificado como imóvel de interesse público, arquitectura setecentista, uma escadaria com um cenário de sonho do mais nobre que pode haver, mas nem isso fez com que este incrível palácio caísse na teia do abandono. O seu exterior é bastante simples, em pleno centro de uma grande cidade, apenas o destaque para a invocação em forma de azulejo de Nossa Senhora da Atalaia.
   Este imóvel foi construído na segunda metade do século XVIII, tem três pisos e é constituído por dois edifícios distintos mas conectados através de um pequeno jardim. Este palácio foi mesmo edificado para servir de uso habitacional, esteve durante muitos anos ao serviço do Estado Novo, período durante o qual albergou o Ministério da Educação de então.
   Numa manhã de feriado aventurei-me a explorar este lugar fantástico e confesso que mal cheguei à zona da escadaria depressa este local me fascinou, de facto é um cenário incrível e felizmente mais ou menos preservado, exceptuando os painéis de azulejos que já foram praticamente todos saqueados.
   Não recomendo a visita a este local, apesar de ser um lugar fantástico, o acesso ao mesmo é extremamente difícil, tornando-se até um pouco perigoso. Para além de que já se nota que já começaram por lá alguns trabalhos de construção civil, pois tanto quanto sei, este imóvel foi já comprado por um grupo espanhol que tem como projecto transformar este lindo palácio num condomínio privado.
   Decidi apelidar este sítio de "O Mítico Palácio", pois em algumas fachadas é possível observar a alusão a algumas figuras míticas, de destacar o nosso tão conhecido e mítico Adamastor.





Comentários

  1. Hola,
    Primero, tengo que decir que me encanta tu trabajo fotografico en este blog y en instragram!
    Soy Frances (si prefieres puedo escribir en frqnces o ingles, pero lo siento no puedo escribir en portugues), pero estoy en vigo por unos dias y queria intentar visitar este lugar tan impresionante! Porque dices que el acceso es extredamente dificil?
    Gracias de antemano por tu ayuda!
    Gilles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hola otra vez,
      Te dejo mi emilio si quieres: gilles.sciuto@yahoo.com
      Gracias!

      Eliminar
    2. Hola compañero!
      Muchas gracias por tu opinión de mi "trabajo", me encanta de verdad.
      Yo puedo hablar bien el Español, no es problema. Lo siento pero no puedo compartir ubicaciones, ya sabes que es solo para proteger los lugares.
      Muchísimas gracias, una vez más!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares