A Casa Manuelina





   Localizada junto a uma das ruas mais movimentadas do país, e inclusive uma das minhas zonas predilectas, podemos encontrar este belo exemplo de arquitectura neo-manuelina ali bem imponente perante o olhar de milhares de pessoas que por ela passam todos os dias.
   Esta linda casa foi mandada construir em meados de 1911 às mãos de um republicano que exerceu funções de presidente da comissão administrativa da cidade do Porto, um capitão de artilharia de nome Arthur Guimarães. Esta casa apresenta três pavimentos sempre evocando a época influenciada pelo estilo manuelino com azulejos decorativos e as vistosas esferas armilares que não passam despercebidas a quem por ali passa.

   Ali viveram Arthur e Beatriz Guimarães até ao momento em que o conceituado senhor faleceu. Triste acontecimento que fez com que a senhora Beatriz decidisse deixar a casa e ir viver para fora do Porto para não ter de carregar toda uma mágoa e solidão dentro daquela casa que sempre foi o ninho de amor do casal. A casa ficou assim entregue à posse dos seus herdeiros, uma filha e três netos.
Tive uma breve conversa com um senhor que mora naquela rua à muitos anos e ele mesmo me confirmou esse facto, ainda acrescentou que esta casa nunca chegou a ser habitada pelos ditos herdeiros, eles apenas a iriam visitar esporadicamente até que realmente acabou por ficar ali meio esquecida. O senhor ainda me acrescentou que a casa foi depois vitima de vandalismo e degradação, e ainda mais, foi ocupada ilegalmente por algumas pessoas. Facto esse que coincide com a breve pesquisa que fiz sobre este local, que refere que a casa foi ocupada de forma ilegal por um louco sapateiro que se apropriou de todo o "recheio" que a mesma tinha no seu interior.
Os anos passaram e a casa foi-se degradando cada vez mais até que passados cerca de 15 anos os herdeiros voltaram à casa, concerteza ficaram surpresos com o tamanho cenário que encontraram, um cenário de destruição em que todos os seus pertences acabaram por ser saqueados. Memórias que se perderam, a bendita memória dos seus antecessores que tudo fizeram para terem ali o seu cantinho neo-manuelino.
Após essa visita parece que os herdeiros não voltaram mais a essa casa e meteram a mesma à venda, desde aí então sucederam-se os sucessivos ataques de vândalos e ocupações ilegais por parte de pessoas sem-abrigo, acabou por cair no degredo total.
   Desloquei-me ao local já quase à 2 anos, infelizmente não deu para entrar no interior da habitação, está muito bem fechada para evitar mais presenças ilegais e destruição. De facto o exterior da casa é lindo, uma pena ter caído nesta decadência, estilo manuelino puro que nos faz viajar uns bons anitos atrás. O acesso ao terreno da casa não é dificil mas a vegetação em volta é incrivelmente alta, posso mesmo confirmar que a mesma me chegava aos joelhos, de facto não é missão fácil caminhar por ali, mas o meu amor por estes locais faz-me sempre ir mais além.







Comentários

Mensagens populares