O Panorâmico





   E foi aqui que tudo começou. Desde pequeno que sempre tive curiosidade em explorar locais abandonados e ver coisas um pouco diferentes do habitual, mas esta incrível estrutura foi o grande ponto de partida para eu começar com este incrível e viciante passatempo do "urbex".
   1968 foi o ano da sua inauguração, um restaurante panorâmico com a melhor vista sobre a capital do país, estávamos perante um restaurante do mais luxuoso que podia haver para a época, por aqui passaram inúmeras figuras públicas e figuras de estado, nomeadamente figuras míticas do dito Estado Novo.
   Esta obra esteve ao encargo do arquitecto Chaves da Costa, de facto é uma arquitectura que chama bastante à atenção, visto ao longe parece quase um verdadeiro ovni ali no ponto mais alto da cidade. Algo que ostenta ainda mais este espectacular edifício são ainda os murais, azulejos e painéis ainda ali presentes, obras de artistas de nome como Querubim Lapa, Manuela Madureira e Luís Dourdil.

   O Restaurante Panorâmico de Monsanto foi considerado por largos anos uma verdadeira jóia para a cidade até que de um momento para o outro tudo começou a correr mal. O negócio da restauração acabara por ir por água abaixo, mais tarde o edifício foi espaço de discoteca, bingo, escritório de empresa de filmagens e por último acabou por se tornar um armazém de materiais de construção civil. Desde 2001 que se tornou um lugar abandonado, pois tudo aqui neste sítio acabou por correr mal, muito se fala que é devido ao fraco acesso e o facto de estar um pouco longe do centro da cidade.
   Um episódio conhecido deste local, foi na noite de 13 de Setembro de 1990, quando um jornalista do jornal "A capital" perseguiu David Bowie até chegarem a este restaurante panorâmico, perseguição essa que foi muito útil ao jornalista, pois conseguiu uma entrevista de 10 minutos em exclusivo com o conceituado cantor e também umas fotos únicas da presença do cantor em frente à entrada deste lindo restaurante.


   Felizmente algo foi feito por esta jóia de Lisboa, após 16 anos de puro abandono e degradação, hoje é um dos miradouros oficiais da cidade, na minha modesta opinião, concerteza o melhor de todos, dali temos uma visão única sobre toda a cidade de Lisboa e arredores! Com horário de abertura e fecho e perante a presença de um elemento de segurança privada, todos são bem-vindos a apreciar presencialmente este lugar incrível, para os mais audazes também é possível visitá-lo fora de horas para conseguirem perspectivas únicas.
   Visitei este local vezes sem conta, não exagero quando digo que este local era praticamente a minha segunda casa, já o fotografava bem antes de ter a minha Nikon, muitas vezes ia lá não tanto para o fotografar mas apenas para espairecer e tentar esquecer os problemas da vida, na hora do pôr-do-sol ali estava eu no topo do edificio a apreciar uma visão única. Foram tempos loucos e muito divertidos, levei imensa gente a conhecer este edificio presencialmente, muita gente até naturais de Lisboa que o desconheciam por completo.  
   Recomendo totalmente uma visita a este local, é um miradouro oficial e gratuito para quem o vai visitar por bem. Deixo aqui alguns dos meus milhares de registos deste local, posso dizer que acompanhei a "evolução" deste local, era o meu ponto de refúgio todas as semanas.





Comentários

Mensagens populares