O Ensino Abandonado




   A educação realmente é o factor mais importante para contribuir para a evolução do povo de um país, algo em que se deve sempre investir e melhorar sem olhar a meios. Existe uma diferença brutal entre o ensino "no meu tempo" de estudante e nos dias de hoje, e ainda bem que assim é, que se criem sempre todas as condições para preparar melhor os alunos para este mercado de trabalho desafiante e a desenvolver as suas carreiras. Mas ao falarmos de modernização no ensino, será mesmo necessário deixar ao abandono as antigas escolas com todo o seu material? Realmente neste país está-se a apostar forte no desenvolvimento da educação, esquecendo que primeiro é necessário desenvolver mentalidades, especialmente de quem está por detrás destas decisões. Existem muitas escolas por este país fora abandonadas, entregues ao vandalismo e aos constantes saques de quem quiser lá entrar. Tudo isso porque foram construídas novas unidades de ensino com maior espaço para abranger grandes números de alunos e com equipamentos modernizados.
   Já fotografei algumas escolas abandonadas mas hoje trago estas duas, uma escola do ensino básico e uma do ensino secundário, são ambas na mesma localidade e com apenas uma estrada a separar as duas unidades. Fui a convite de uma pessoa da região que é conhecedora do meu amor por estes lugares abandonados, mas confesso que fiquei em choque com o cenário que me deparei, toda aquela zona hoje é uma zona praticamente abandonada, são raros os carros que ali passam, até a paragem de autocarro está encerrada, bem como os cafés para jovens que ali se encontravam, tudo ali abandonado e esquecido e depois temos as duas unidades de ensino, com um cenário de vandalismo já um pouco avançado e assim continuam de acesso muito fácil.
   As escolas encontram-se encerradas desde 2014 segundo uma senhora que encontrei na rua me conseguiu confirmar. Estas escolas encontram-se num local muito pacato, e por isso mesmo que não estão já completamente "despidas".
   O que mais me chocou foi mesmo todo o cenário de abandono daquela zona, que antes estava repleto de vida, hoje é praticamente um lugar desertificado.
   




Comentários

Mensagens populares