O Sanatório





   Hoje trago aqui para o blog, um local muito famoso pelas suas supostas actividades paranormais. Nada mais nada menos que um sanatório, este tipo de edificios têm sempre um interesse extra a quem acredita e a quem explora fenómenos paranormais, pois são locais que testemunharam imenso sofrimento e neste caso em específico aqui cerca de 65 mil pessoas perderam a vida
   Todos os antigos sanatórios existentes em Portugal caíram na teia do abandono apartir do momento em que houve talvez a maior descoberta a nível mundial, a penincilina. Este tipo de instalações estavam preparadas exclusivamente para receberem doentes tuberculosos, e estrategicamente, em lugares bastante isolados e de boa altitude, onde se acreditava que o ar puro da serra era essencial para ajudar os pacientes no combate a esse terrível flagelo que a tuberculose era na época.
Este sanatório em particular, foi o último a ser inaugurado em Portugal, em meados do ano de 1958 e tendo fechado oficialmente portas em 1975. Um grande edificio imponente e no meio de uma vasta área florestal que acabou por ser totalmente vandalizado e destruído. Após ter caído no abandono, localmente este sítio é conhecido como paragem de pessoas malfeitoras e muito se fala em rituais satânicos, rumores esses que interessam ainda mais a quem estuda fenómenos paranormais.
   Actualmente o edíficio reforçou o estatuto de propriedade privada, sei que há um projecto já desenhado para o local, fala-se em apartamentos turísticos ou até mesmo um local de pesquisa para novas universidades.
   Quando me desloquei a este local, à mais de 1 ano, os pisos térreos já se encontravam emparedados e estavam lá uns senhores a limparem o "entulho" no interior do local, eles mesmos me confirmaram que é totalmente proíbido agora visitar o local pois já havia um projecto para o mesmo, mas com a autorização deles pude visitar o local sem problemas, com alguma ginástica para aceder aos pisos cimeiros, mas nada que já não esteja habituado.
Os senhores também me disseram que apesar de estar já bem sinalizado como "propriedade privada", o local continua a ser bastante utilizado para sessões fotográficas e também para os praticantes de airsoft. Tamanha era a simpatia dos senhores que até acabaram por me dar boleia até à estação de comboios mais próxima, pois o local é muito isolado. De facto, foi uma tarde muito bem passada em mais uma das minhas aventuras pelo abandono.








Comentários

Mensagens populares